Sema participou do curso “Pagamento por Serviços Ambientais” no IPT

Por: Secom Sorocaba

Na última quarta-feira (6), funcionários da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema) participaram do curso “Pagamento por Serviços Ambientais (PSA)” no IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), em São Paulo (SP).

Para o secretário da Sema, Jessé Loures, a capacitação dos funcionários é importante e deve ocorrer de forma permanente, buscando sempre mais eficiência e eficácia na prestação de serviços públicos à população.

O objetivo do curso do IPT foi apresentar a técnicos de prefeituras o conceito de serviços ambientais e a importância deles para a gestão municipal. Durante a capacitação, foi abordado conceitos de economia verde e as oportunidades de inserção para o município.

O PSA é um instrumento econômico que visa a minimização da falha na gestão atual (que não considera o valor de um serviço ecossistêmico) por meio de um novo mercado. O beneficiário ou usuário do serviço ambiental retribui, através de recursos financeiros ou outra forma de remuneração, aos provedores do serviço.

A capacitação foi possível graças a um termo de adesão assinado em fevereiro deste ano pelo prefeito José Crespo com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência Tecnologia e Inovação (SDECTI), para participar da plataforma Pró Municípios, desenvolvida pelo IPT. Sorocaba foi um dos 100 municípios a participar deste projeto-piloto.

Tags: