Sema promove 3ª edição do ‘Pedala Rio Sorocaba’

Por: isabela Rocha (programa de Estágio) - supervisão: Renato Monteiro

A ação aconteceu neste domingo em comemoração ao 21º aniversário do APA de Itupararanga

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Parques e Jardins, promoveu neste domingo (01) a 3ª edição do Pedala Rio Sorocaba. A ação faz parte das comemorações aos 21 anos de existência da Área de Proteção Ambiental de Itupararanga (APA – Itupararanga) e contou com a presença de munícipes interessados em aprender mais sobre a biodiversidade que existe ao longo do rio Sorocaba.

O passeio educativo teve início às 9h, em frente ao Centro de Educação Ambiental do Rio Sorocaba, percorreu a avenida Dom Aguirre até a Praça da Biodiversidade e terminou no Parque das Águas, no Jardim Abaeté.

O objetivo da atividade, além da comemoração do APA, era conscientizar de forma lúdica e prática como a ampliação das matas ciliares com o plantio as margens do rio, despoluição do rio Sorocaba através do tratamento de esgoto, a biodiversidade associada ao rio, dentre outras questões, é essencial para a qualidade de vida de todos, contou o técnico ambiental da Sema, Aldo Teixeira. Esta edição do Pedala Rio Sorocaba teve a presença do gestor da APA de Itupararanga, Waldnir Gomes Moreira.

Área de Proteção Ambiental de Itupararanga (APA) foi criada a partir da lei estadual 10.100, de 1998. Entre suas obrigações destaca-se a ajuda às autoridades (prefeituras e órgãos do meio ambiente) no planejamento das cidades e como elas podem se desenvolver sem afetar os recursos naturais.

Tags: