Sema promove doação de 800 mudas na Praça Central

Por: André Reis - areis@sorocaba.sp.gov.br

Ação nesta quarta-feira (8) fez parte da programação de atividades educacionais para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), promoveu nesta quarta-feira (8), na Praça Coronel Fernando Prestes, no Centro, a doação de aproximadamente 800 mudas de árvores de espécies nativas e frutíferas, destinadas ao plantio em calçadas e quintais. A ação faz parte da programação de atividades especiais para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho).

Na praça foram doadas 800 mudas das seguintes espécies: aroeira salsa, pitanga, goiaba, jenipapo e ipê-amarelo. Além de receber a planta, o munícipe obteve informações sobre cada uma das espécies, bem como os procedimentos para fazer o plantio de forma correta.

Para retirar a muda, a pessoa preencheu um cadastro informando quais as espécies levou para casa, bem como onde pretende fazer o plantio, seja na calçada, quintal, chácara ou sítio.

O chefe de Divisão de Educomunicação e Educação Ambiental da Sema, Rafael Castellari, destacou que essas ações sempre têm adesão da população. De acordo com ele, outras 200 mudas foram doadas na terça-feira (07), em evento no Paço Municipal. “Somando com essa doação de hoje (dia 8), são mais de mil mudas de árvores nativas”, ressalta.

Plano de arborização

Rafael conta ainda que a doação faz parte do plano de arborização urbana da cidade. “Além de entregar as mudas, procuramos oferecer toda a orientação para que a planta chegue à fase adulta e tenha sua função ecológica”, explica.

A auxiliar administrativa Paula Cristina Minatogawa levou para casa duas mudas de goiaba; a filha dela, uma muda de jenipapo. Paula disse que vai plantar em seu sítio, que fica no bairro Caguaçu. “Estamos plantando muitas mudas, principalmente frutíferas.” Contou ainda que gosta muito de árvores e a proposta é justamente fazer com que atraiam os pássaros.

Já o motorista Francisco Soares Pereira, 52 anos, passava pela praça e aproveitou levar para sua chácara em Apiaí, mudas de ipê-amarelo e jenipapo. “Assim que posso, planto novas mudas na chácara”, comenta.

A Sema mantém um posto permanente de doação de mudas à população no Centro de Educação Ambiental Rio Sorocaba, que está localizado na Avenida Dom Aguirre, às margens do rio Sorocaba, em frente ao Poupatempo.

Tags:,