Sema realizou exposição sobre queimadas no Paço Municipal

Por: Bruna Bernardini (programa de estágio)

A fim de conscientizar a população sobre os impactos causados pelas queimadas, a Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema) realizou na manhã desta sexta-feira (08) uma exposição com animais taxidermizados (empalhados) que sofrem as consequências das queimadas. Os animais ficaram expostos das 9h às 12h no andar térreo da Prefeitura, chamando a atenção de quem passava pelo local.

“Essa exposição teve como objetivo orientar e sensibilizar funcionários e cidadão que foram ao Paço sobre os riscos das queimadas, não apenas para a saúde, mas também para o meio ambiente, e com isso diminuir os focos de incêndio em nossa cidade”, explica o secretário da Sema, Jessé Loures.

Entre as espécies, as pessoas puderam conferir e saber mais sobre  o teiú, tatu-galinha, coruja-buraqueira e o tamanduá-bandeira.

O chefe de Seção da Sema, Felipe Cardoso, falou da importância desse tipo de projeto para a preservação da fauna regional, que sofre com a época da estiagem, o que contribui muito para o tempo ficar ainda mais seco e consequentemente mais fácil de ocorrer focos de incêndios.

“A estratégia principal do projeto é a sensibilização da população com a exposição dos animais taxidermizados. Com ela, mostramos que não só o ser humano sofre as consequências das queimadas, mas os animais também – que na maioria das vezes, sentem muito mais do que nós”, afirmou Felipe.

A iniciativa faz parte da Campanha Educativa de Prevenção às Queimadas, realizada entre os meses de maio e agosto, e compõe as atividades da Semana do Meio Ambiente, em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho).

Para evitar as queimadas, a população pode ajudar pelo telefone 193 (Corpo de Bombeiros) denunciando ocorrências de incêndio. As pessoas também podem contribuir mantendo terrenos limpos; não ateando fogo em mato, lixos e folhas; descartando corretamente lixo, entulhos de construção, restos de poda e folhas secas; e não jogando bituca de cigarro nas vias públicas. A queimada é crime e a multa pode chegar a R$ 2.800.

 

Tags: