Semana da Água terá plantio de 150 árvores às margens do rio Sorocaba

Por: Secom Sorocaba

 

Nesta quarta-feira (21), a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), vão realizar um plantio de 150 mudas de árvores às margens do Rio Sorocaba, num trecho da avenida Quinze de Agosto, próximo ao Parque Porto das Águas. A ação, que ocorre a partir das 9h, será promovida em parceria com as cidades de Votorantim, Piedade e Ibiúna.

 

A atividade faz parte do calendário de eventos da Semana da Água, que celebra o Dia do Rio Sorocaba e o Dia Mundial da Água (22 de março). “A atividade tem como objetivo sensibilizar a população sobre a importância do rio Sorocaba para nosso município e região, realizando a recuperação de parte da mata ciliar deste manancial como uma das ações práticas em prol de sua conservação”, destaca o secretário de Meio Ambiente, Parques e Jardins, Jessé Loures.

 

O diretor-geral do Saae, Ronald Pereira da Silva, ressalta a importância da arborização no entorno de cursos da água e regiões de nascentes. “A cobertura vegetal evita o assoreamento do rio e contribui para a longevidade das nascentes”, explica.

 

Além dos municípios de Sorocaba, Votorantim, Ibiúna e Piedade, participarão dessa ação Salto de Pirapora, Itu, Porto Feliz, Mairinque, Sarapuí, Botucatu, Capela do Alto e Cerquilho, que integram a Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba e Médio Tietê. Cada cidade selecionará uma área para a realização de plantios em prol da bacia hidrográfica.

 

A atividade será aberta a toda população. Os interessados em participar dessa ação devem apenas entrar em contato prévio com a Sema através do e-mail: easemasorocaba@gmail.com, informando o nome e idade do participante. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3238.2366.

Tags: