Semana da Pessoa com Deficiência inclui programação de esporte, cultura e lazer

Atrações variadas chegam ao CE da Vila Gabriel, Clube do Idoso e Parque Vitória Régia

Um dos objetivos da Semana Municipal de Inclusão e Luta da Pessoa com Deficiência é chamar a atenção sobre a importância de aspectos que vão além da locomoção, comunicação e do acesso a serviços pelas pessoas com deficiência. Para demonstrar algumas ações já desenvolvidos e oferecer oportunidades para a prática do esporte, da cultura e do lazer, a Secretaria da Cidadania e Participação Popular (Secid) organizou uma programação especial de sexta-feira (27) a domingo (29), com atividades gratuitas voltadas a todas as idades.

Entre as principais motivações levadas em conta no planejamento da Semana pela Coordenadoria da Pessoa com Deficiência da Secid, está o combate a estigmas causados pela falta de conhecimento. Como exemplo, a secretária Suélei Gonçalves acredita ainda ser comum o pensamento de que o tema se limite a pautas relacionadas à deficiência física, mobilidade, trabalho e o acesso a serviços e benefícios. “A acessibilidade é um conceito muito mais amplo do que questões ligadas somente à deficiência motora. Vamos então aproveitar essa oportunidade para mostrar que a cultura, o lazer e o esporte também são fundamentais no processo de desenvolvimento pessoal, integração social e exercício da cidadania para os demais tipos de deficiência também”, ressalta.

Na sexta-feira (27), quem comparecer ao Centro Esportivo da Vila Gabriel, das 14h às 17h, poderá praticar modalidades paradesportivas, com o acompanhamento de técnicos da Secretaria de Esporte e Lazer (Semes): vôlei, atletismo e triciclo para corrida adaptados. No sábado (28), das 10h às 12h, será a vez do handebol para cadeira de rodas e, das 14h às 17h, estarão disponíveis brinquedos inclusivos para crianças.

Cultura e lazer

O Clube do Idoso, no bairro Pinheiros, será palco neste sábado do “Direito à Cultura”. Das 15h às 17h, a programação traz apresentações de coral, da Associação Pais Amigos Deficientes Auditivos de Sorocaba (Apadas); de dança, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae); e da banda Supervisão, da escola de música BR Music School; canto e fanfarra, da Associação Educacional Pró-Ex; e exposição de telas inclusivas, pintadas por frequentadores da Pró-Ex e das oficinas desenvolvidas pela Secretaria da Igualdade e Assistência Social (Sias) no Centro de Convivência da Pessoa com Deficiência (CCPcD).

Uma tarde de lazer encerra a programação no domingo (29), das 14h às 17h, no Parque “Amedeo Franciulli”, localizado no Parque Vitória Régia. Crianças, adolescentes e suas famílias poderão participar de uma série de atividades desenvolvidas pelos projetos Lazer, Inclusão e Acessibilidade (LIA), que promove ações inclusivas e momentos de lazer para as crianças com deficiência e atua também para o fortalecimento dos cuidadores; Costurando Memórias, cujo objetivo é valorizar o brincar e reconectar as pessoas de todas as idades em atividades lúdicas que valorizam as relações e o viver bem em família; Ampara.In, projeto social de amparo e apoio às famílias de pessoas com deficiência; e a Cia. Abayomy’n de Danças Afros Brasileiras, projeto social que realiza um trabalho de autoconhecimento, saúde, convivência, valores e respeito para crianças, jovens e adultos.

Serviço

Esporte Adaptado

Centro Esportivo “Jornalista Armando Baccelli” (Rua Joaquim Ferreira Barbosa, 420, Vila Gabriel)

Sexta-feira (dia 27)

Das 14h às 15h – Vivência de capoeira adaptada

Das 15h às 17h – Vivência de voleibol sentado

Das 14h às 16h – Vivência em atletismo

Das 14h às 17h – Triciclo adaptado para corrida

Sábado (dia 28)

Das 10h às 12h – Vivência em handebol de cadeira de roda

Das 14h às 17h – Brinquedos adaptados

Direito à Cultura

Sábado (dia 28)

Clube do Idoso (Rua Padre Lara de Moraes, s/n.º Pinheiros)

Das 15h às 17h: corais da Apadas e da Pró-Ex; dança da Apae; banda Supervisão, da BR Music School; fanfarra da Pró-Ex; exposição de telas inclusivas da Pró-Ex e do CCPcD.

Direito ao Lazer

Domingo (dia 29)

Das 14h às 17h: Parque “Amedeo Franciulli” (Rua José Martinez Peres, s/n.º Parque Vitória Régia)

Programação de lazer para todas as idades: Projeto LIA – Lazer Inclusão e Acessibilidade; Costurando Memórias; Ampara.In; e Cia. Abayomy’n de Danças Afros Brasileiras.

Tags:,