Semana do Lixo Zero tem programação a partir de segunda-feira

Por: Secom Sorocaba

 

A Prefeitura de Sorocaba realiza a partir de segunda-feira (28) a Semana Municipal do Lixo Zero, em comemoração ao Dia Municipal do Lixo Zero (30 de maio), conforme institui a lei municipal nº 11.290/2016. Até o dia 30 de maio serão promovidas atividades gratuitas na cidade.

A iniciativa é da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema). De acordo com o secretário da pasta, Jessé Loures, o principal objetivo da programação é promover o conceito Lixo Zero, criando alternativas de gestão sobre os resíduos que são gerados, a fim de garantir os recursos naturais para as próximas gerações.

A programação prevê diversas ações preparadas pela Área de Educação Ambiental da Sema nos parques da Biquinha e da Água Vermelha “João Câncio Pereira” e no Paço Municipal, além da divulgação de dicas de economia no ambiente de trabalho e os pontos de coleta de pilhas e baterias de celular usadas, óleo usado e lâmpadas.

A gestão de resíduos dentro do ambiente de trabalho é parte das ações do Programa “A3P Sorocaba” (Agenda Ambiental na Administração Pública), voltado ao servidor municipal, quanto ao uso racional dos recursos e à qualidade de vida no ambiente de trabalho, entre outros tópicos.

Iniciativa do Ministério do Meio Ambiente (MMA), o objetivo do A3P é promover a internalização dos princípios de sustentabilidade socioambiental nos órgãos e entidades público. Sorocaba participa do programa desde novembro de 2014.

 

Programação

Na segunda-feira, a Semana Municipal do Lixo Zero terá a divulgação de dicas de economia no ambiente de trabalho, além de pontos de coleta de pilhas e baterias de celular usadas, óleo usado e lâmpadas.

Na terça-feira (29), às 9h, a terceira idade do Clube Ecológico da Melhor Idade “Roda Viva” vai participar de uma oficina de reaproveitamento de materiais no Parque da Biquinha, reutilizando rolinhos de papel higiênico e caixa de papelão para confeccionar uma caixa lúdica interativa, que estimula a coordenação motora e concentração dos idosos.

Também na terça-feira, a partir das 9h, o Clubinho do Refúgio do Parque da Água Vermelha “João Câncio Pereira” participará de uma ação na avenida Londres, no entorno do parque, abordando a questão do descarte correto dos resíduos sólidos.

Divididas em grupos, as crianças vão recolher todo o lixo que encontrarem próximo ao córrego e conversar com a comunidade do entorno sobre a importância do descarte correto do lixo para evitar animais sinantrópicos (ratos, barates, escorpião) e manter a biodiversidade local de animais (peixes, sapos, girinos, aves, borboletas, ninhos) e plantas, além de garantir mais qualidade de vida para toda a população do entorno.

Já na quarta-feira (30), das 10h às 14h, será realizada uma ação educativa no Paço Municipal para divulgar aos funcionários e à população que estiver no local a respeito do descarte correto de bitucas de cigarro.

 

 

 

Tags: