Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/semana-ibero-americana-para-a-sustentabilidade-ciclo-siete-2019/
Acessado em: 01/06/2020 - 02h03

Semana Ibero-Americana para a Sustentabilidade terá início no próximo domingo

Por: Secretaria de Comunicação e Eventos

A Semana Ibero-Americana para a Sustentabilidade (Ciclo Siete 2019) será realizada no período de 30 de março a 5 de abril pela comunidade Ibero-Americana e terá a participação do Zoológico de Sorocaba, em parceria com a Urbes – Trânsito e Transportes, Secretaria de Saneamento (Sesan) e a Secretaria de Cultura (Secult). A semana tem como objetivo trabalhar junto à sociedade questões que envolvam e despertem o olhar crítico de cuidado com o meio ambiente.

Buscando trazer a conscientização sobre temas socioambientais e econômicos regionais, o evento criado em 2015 na Colômbia, tem hoje mais de 20 países envolvidos, contando desde 2016 com a participação dos zoológicos e aquários do Brasil, inclusive do Zoológico de Sorocaba que participou da semana nos anos de 2017 e 2018.

 

Segue a programação:

Dia 31/03: Hábitat e mobilidade – famílias conscientes
Ação: Abordagem sobre a bicicleta como meio de transporte alternativo e sustentável
Público-alvo: Visitantes do Zoológico
Objetivo: Divulgar a bicicleta como um meio de transporte alternativo, sustentável e saudável, a fim de divulgar o zoológico como espaço de difusão de práticas sustentáveis que visam incentivar a conservação da natureza.
Local: Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros.
Horário: Das 12h às 16h
Parceiro: Urbes – Trânsito de Transportes

Dia 01/04: Educação – estudantes conscientes
Ação: Roda de conversa sobre sustentabilidade e conservação da natureza
Público-alvo: Menores da Fundação Casa I e II de Sorocaba
Objetivo: Abordar a importância da sustentabilidade para a conservação do meio ambiente e das espécies da fauna; Divulgar o Zoo de Sorocaba como espaço de difusão de práticas sustentáveis que visam incentivar a conservação da natureza.
Local: Fundação Casa I e II de Sorocaba
Horário: Das 13h30 às 16h30
Parceiro: Fundação Casa I e II de Sorocaba

Dia 02/04: Desenho Sustentável – Criadores Conscientes
Ação: Roda de conversa sobre sustentabilidade e elaboração desenho coletivo para ser exposto no Zoo de Sorocaba
Público-alvo: Funcionários do Zoo de Sorocaba
Objetivo: Incentivar a integração da equipe, desenvolvendo um censo de coletividade em prol do Zoológico; Divulgar o Zoo como espaço educativo que pode contribuir para a sustentabilidade e para a conservação da natureza.
Local: Zoológico de Sorocaba
Horário: Das 11h às 12h

Dia 03/04: Estilo de vida saudável: consumidores conscientes
Ação: Roda de conversa sobre sustentabilidade e elaboração de enriquecimento ambiental com materiais reutilizados e partes não comestíveis dos alimentos
Público-alvo: Idosos participantes de grupos (Chácara do Idoso, Clube do Idoso, Clube Roda-viva, Vila Dignidade e Grupo de caminhada da UBS Vila Hortência)
Objetivo: Divulgar a possibilidade de reutilização de materiais que geralmente são considerados resíduos, para os mais diversos fins; Divulgar o Zoo como espaço que visa o bem-estar animal e a conservação da natureza
Local: Zoológico de Sorocaba
Horário: Das 9h30 às 11h30

Dia 04/04: Organizações Sustentáveis
Ação: Exposição sobre descarte correto do lixo
Público-alvo: Funcionários do Paço Municipal
Objetivo: Divulgar a importância do descarte correto do lixo como ação sustentável visando a conservação do meio ambiente; Divulgar o Zoo de Sorocaba como espaço de difusão de práticas sustentáveis que visam incentivar a conservação da natureza.
Local: Paço Municipal
Horário: Das 9h às 12h
Parceiro: Secretaria de Saneamento (Sesan)

Dia 05-04: Cultura – Cidadãos Conscientes
Ação: Visita guiada na Pinacoteca de Sorocaba com ênfase nas obras “Refitar” e “Refitando”, elaboradas com material descartado
Público-alvo: Adolescentes participantes da Pastoral do Menor
Objetivo: Divulgar a importância da sustentabilidade em todas as esferas da vida, através do uso estético de materiais e objetos descartados nas artes visuais; Divulgar o Zoo de Sorocaba como espaço de difusão de práticas sustentáveis que visam incentivar a conservação da natureza.
Local: Pinacoteca de Sorocaba
Horário: Das 9h às 11h
Parceiro: Secretaria de Cultura (Secult)

Dia 06-04: Biodiversidade: Voluntários Conscientes
Ação: Blitz da Biodiversidade
Público-alvo: Motoristas de Sorocaba e região
Objetivo: Sensibilizar para o problema do atropelamento da fauna silvestre e divulgar o aplicativo urubu Mobile; Divulgar o Zoo de Sorocaba como espaço de difusão de práticas sustentáveis que visam incentivar a conservação da natureza.
Local: Avenida 15 de agosto, em frente ao Parque Porto das Águas
Horário: Das 9h às 12h
Parceiro: Urbes – Trânsito de Transportes.

Obs: Devido a questões de logística a Blitz da Biodiversidade, que seria inicialmente dia 30/03, foi transferida para o sábado dia 06/04.

 

Muito mais por Sorocaba!