Seminário debate reinserção social de egressos do sistema prisional

Por: Secom / Secid
A Cooperativa de Egressos, Familiares de Egressos e Reeducandos de Sorocaba e Região (Coopereso) promove na próxima segunda-feira (15), a partir das 13h, o Seminário “Conscientização social em prol do egresso e de seus familiares”, no Teatro Municipal Teotônio Vilela, no Alto da Boa Vista. A programação, que tem apoio da Secretaria da Cidadania e Participação Popular (Secid), visa debater a importância da reinserção social e da busca por oportunidades de geração de renda às pessoas que deixaram o sistema carcerário e suas famílias.
A Prefeitura mantém convênio com a Coopereso, por meio do qual 90 cooperados prestam à Secretaria de Conservação, Serviços Públicos e Obras (Serpo) trabalhos de limpeza urbana, roçagem de áreas públicas, manutenção de calçadas, pintura e obras públicas. A Secid mantém a Coordenadoria de Reintegração Social dos Egressos do Sistema Prisional, que oferece apoio e orientações às famílias para obtenção de documentos, Cadastro Único do Governo Federal, orientações jurídica, educacional e de saúde, nos casos de audiências de custódia e encaminhamento a atendimentos por órgãos especializados, como os Centros de Referência em Assistência Social (Cras), Centros de Atenção Psicossocial (Caps), Centro de Integração da Mulher (CIM Mulher), dentre outros.
A Lei n.º 11.762, de 24 de julho de 2018, de iniciativa do prefeito José Crespo, instituiu o programa Pró-Egresso, para que as empresas vencedoras de licitações tenham até 10% da equipe responsável por obras municipais formado por funcionários que cumpriram sentença prisional. Por meio de uma parceria da Prefeitura com a Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap), 92 reeducandos do sistema prisional, em regime semiaberto, também prestam serviços de manutenção à Serpo. A Secid, em parceria com a Coopereso e Secretaria da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo (SAP), estuda a implantação de políticas públicas que proporcionem aos egressos e familiares cursos voltados à qualificação profissional e o empreendedorismo.
Para a secretária da Secid, Suélei Gonçalves, estas iniciativas da Prefeitura são fundamentais por oferecer oportunidades de reinserção social não só aos egressos, mas também aos familiares, com objetivo de diminuir índices de reincidência criminal. “Temos exemplos de funcionárias que prestaram serviços à Prefeitura pela Coopereso, se destacaram e hoje são contratadas por empresas terceirizadas. Estamos trabalhando para conscientizar as empresas, os egressos e suas famílias da importância de encarar esta nova oportunidade como um recomeço”, destaca.
A programação do seminário prevê as palestras “Conscientizar e socializar o egresso: por que é importante?”, com a agente administrativa da Coopereso, Jeniffer Valente Bezerra; “O que se pode dizer da ressocialização?”, com o professor da Universidade de Sorocaba (Uniso), Marcelo Simões Mendes; “A cooperativa que faz a diferença”, com a presidente da Coopereso, Miraci Vieira Cugler; e o debate “Enquanto houver sol”, com a mediação do advogado José Roberto Fieri, diretor jurídico da cooperativa.

Tags: