Serviço de Inspeção Municipal garante a qualidade dos produtos

Por: Osmar Thibes - otjunior@sorocaba.sp.gov.br

Com o objetivo de garantir a qualidade dos produtos consumidos pela população, proporcionando confiança e segurança nos alimentos registrados e inspecionados, além de ampliar a competitividade do produtor e possibilitar a abertura de novos mercados que exigem produtos de origem certificada, a Prefeitura de Sorocaba possui o seu Serviço de Inspeção Municipal (SIM), órgão da Seção de Agricultura e Abastecimento da Secretaria de Abastecimento e Nutrição (Seaban).

Criado pela Lei Municipal 9.440, de 20 de dezembro de 2010, e regulamentado pelo Decreto 19.921, de 25 de abril de 2012, o SIM realiza a prévia inspeção sanitária dos produtos de origem animal, produzidos, manipulados, acondicionados e em trânsito no município de Sorocaba, como por exemplo queijos e linguiças.

“Por meio desse serviço, garantimos a segurança alimentar da população, incentivando a formalização de estabelecimentos agroindustriais, a geração de renda e, por consequência, ampliamos as receitas do município, fomentando o desenvolvimento local”, destaca o secretário Daniel Raphanelli Pólice, da Seaban.

Responsável pelo SIM, a médica veterinária Fabiana Ribeiro pondera que “com um número cada vez maior de estabelecimentos registrados, o próprio mercado e os consumidores passam a exigir produtos certificados que garantam qualidade, motivo pelo qual a divulgação e a conscientização da população sobre o serviço é fundamental”.

Abrangência do serviço

O trabalho desenvolvido pelo SIM de Sorocaba abrange setores diversos da alimentação, entre os quais as agroindústrias de produtos relacionados aos animais destinados ao abate, seus produtos, subprodutos e matérias-primas; pescados, leite, ovo e seus derivados; o mel, a cera de abelha e seus derivados, entre outros.

O Serviço de Inspeção Municipal funciona na rua Xavier de Toledo, 500, na Vila Fiori (Mercado Distrital) e atende pelo fone 3237.7100, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h, e pelo e-mail agricultura@sorocaba.sp.gov.br.

Tags:, ,