Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/servico-de-rocagem-nas-escolas-municipais-esta-sendo-finalizado/
Acessado em: 21/02/2018 - 03h59

Serviço de roçagem nas escolas municipais está sendo finalizado

Por: Secom Sorocaba

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), fez uma força-tarefa e está finalizando o serviço de roçagem nas escolas da Rede Municipal de Ensino. A partir de segunda-feira (5), tem início o ano letivo para os mais de 55 mil alunos matriculados nas 201 unidades escolares da cidade, entre creches e pré-escolas, Fundamental I e II, além das Oficinas do Saber.

“Mesmo numa época chuvosa do ano, como é o mês de janeiro, que teve 12 dias de chuva, quando a vegetação cresce mais rápido, nós nos organizamos, fizemos uma força-tarefa, e vamos conseguir entregar todas as escolas roçadas até a próxima quarta-feira (7)”, garante o secretário Jessé Loures.

De acordo com a Sema, 145 escolas já receberam o serviço, num total de 250.100 metros quadrados de área roçada. Até a quarta-feira, outras seis unidades vão receber o serviço, finalizando o trabalho.

O mato alto é uma questão que desde o início da atual administração, vem tendo uma atenção especial. A iniciativa abrange ações de paisagismo e despraguejamento de terrenos públicos, praças, parques, além de canteiros de avenidas, ciclovias e áreas de lazer.

Além do aspecto paisagístico, a roçagem é um serviço de grande importância no sentido de liberar o passeio público para a circulação de pedestres e evitar a proliferação de pragas, insetos e animais como aranhas, ratos e escorpiões que possam levar riscos à saúde da população, como roedores ou o Aedes aegypti, o mosquito transmissor do vírus da dengue e das febres zika e chikungunya.