Serviço Samu retoma atendimento via telefone

Por: Tânia Franco - ttferreira@sorocaba.sp.gov.br

O número 192 estava inativo desde a segunda-feira para mudança de endereço do serviço. Problemas com a operadora de telefonia adiaram o retorno para a quinta-feira, mas situação foi resolvida.

Antes mesmo do prazo de 48 horas para solução do problema de telefonia, detectado no final da tarde da segunda-feira (21), no processo de mudança física do atendimento da central do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a operadora do sistema de telefonia do município liberou a linha 192.

Com isso, os usuários do Samu não mais precisam acessar o serviço pelo número 193 do Corpo de Bombeiros e que até o início da manhã desta terça-feira (22) auxiliou na manutenção do atendimento ao cidadão. Todo o processo para resolução do problema foi acompanhado de perto por técnicos da Divisão de Gestão de Tecnologia da Informação (TI),  da Secretaria de Planejamento e Gestão (SPG), da Prefeitura de Sorocaba.

        O serviço foi interrompido para a transferência da unidade da sede do Corpo de Bombeiros, no Cerrado, para um novo espaço, na Rua Aparecida, 244, em Santa Rosália. Além de garantir um outro lugar aos funcionários, a mudança possibilitará a habilitação, por parte do Ministério da Saúde (MS), quanto à prestação e melhor qualificação dos serviços realizados. Isso ainda acarretará um maior valor de repasse que o Samu 192 recebe do Ministério da Saúde.

Durante o período de inatividade do 192, o cidadão recorreu ao 193, onde os funcionários do Samu prestaram atendimento. Também uma equipe do Samu 192 permaneceu na unidade dos bombeiros no Cerrado, operando em paralelo. Diariamente, com base nos números deste mês, o Samu 192 recebe, em média, cerca de 800 ligações.

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