Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/servidores-da-prefeitura-de-sorocaba-participam-de-capacitacao/
Acessado em: 22/09/2019 - 10h04

Servidores da Prefeitura de Sorocaba participam de capacitação do Programa Saúde na Escola

Por: Bruna Barreto (Programa de Estágio) - Supervisão Marcelo de Almeida Júnior

A Prefeitura de Sorocaba, por meio das secretarias da Educação (Sedu) e da Saúde (SES), realizou na última sexta-feira (12) uma capacitação sobre o Programa Saúde na Escola (PSE). O PSE é uma proposta do Ministério da Educação e visa à integração e articulação permanentes das áreas de educação e saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida dos educandos. A capacitação aconteceu no Centro de Referência em Educação (CRE), e contou com a participação de 90 servidores entre educadores, gestores e profissionais da saúde. 

O intuito da capacitação foi de fortalecer os 12 temas do programa, ações que serão desenvolvidas nas escolas em parceria com os profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), sendo temas como: ação em combate às arboviroses, alimentação saudável; prevenção da violência e dos acidentes; promoção e avaliação da saúde bucal; promoção das práticas corporais, da atividade física e do lazer nas escolas, entre outros conteúdos. 

A dentista Paula Rita, reforça a importância do programa nas escolas, pois assim melhoram o vínculo entre a UBS e a escola e estimulam as ações educativas de saúde e prevenção de doenças. “É importante a realização destes temas nas escolas, porque são fundamentais para todos os alunos. As crianças ficarão cientes de cada tema, começarão a se desenvolver e, consequentemente, aprenderão e levarão todo o conhecimento para suas casas”, comenta. 

O Programa Saúde na Escola prevê também temas que são adaptados ou voltados às famílias, de acordo com a faixa etária das crianças atendidas, como prevenção do uso de álcool, tabaco e outras drogas; direito sexual e reprodutivo e prevenção de DSTs/Aids.

Além de falar sobre os temas e apresentá-los para todos os profissionais, houve uma apresentação sobre a atualização do sistema operacional dos registros de atividades. A supervisora de área da Atenção Primária da SES, Karin Cristina Oliveira, mostrou as atualizações, ensinou formas corretas de preenchimento e tirou dúvidas em relação ao sistema. “Todo ano o sistema tem algum tipo de alteração, tanto na forma de registro como no uso do sistema operacional. As fichas de procedimentos realizados na saúde sofrem constantes alterações, devido a isso, o treinamento trouxe as mudanças e formas de ajudar em relação ao programa”, reforça Karin.

Muito mais por Sorocaba!