Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/ses-adota-nova-estrategia-para-vacinar-viajantes-contra-febre-amarela/
Acessado em: 22/07/2018 - 05h25

SES adota nova estratégia para vacinar viajantes contra febre amarela

Por: Marcelo de Almeida Júnior - marcalmeida@sorocaba.sp.gov.br

Com o objetivo de promover uma melhor organização no atendimento aos viajantes que buscam a vacinação da febre amarela, a Secretaria de Saúde (SES) decidiu adotar uma nova estratégia nas três Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que atendem esse público: Escola, Vila Angélica e Simus. A partir de segunda-feira (15), os munícipes receberão senha por ordem de chegada, a partir das 7h.

A decisão tem a finalidade de priorizar as doses fornecidas pelo Estado às ações preventivas que acontecem em regiões determinadas pela Secretaria do Estado de Saúde. É importante que a população se imunize apenas se vai viajar para municípios com recomendação da vacina. As doses nas UBSs que vacinam apenas viajantes sempre foram suficientes. Sorocaba não tem registro de morte de macaco e nem da doença, portanto não é área de recomendação da vacina.

 

Como será

A UBS Escola que fica localizada na avenida Pereira Inácio, 500, oferecerá o atendimento da vacinação nas segundas, terças e sextas-feiras. A unidade disponibilizará 150 senhas para cada dia, a partir das 7h, por ordem de chegada.

Já a UBS Vila Angélica, situada à rua Major Sila Vilela, 27, contará com 100 senhas para distribuição, no mesmo horário, toda quarta-feira. Também com 100 senhas para serem distribuídas, a partir das 7h, a UBS Simus, localizada na Alameda dos Lírios, 327, realizará a vacinação toda quinta-feira.

De acordo com a SES, a diminuição de seis para três unidades de vacinação a viajantes é uma forma estratégica que visa priorizar as doses nas ações preventivas que acontecem em regiões próximas de matas e são preconizadas pela Secretaria do Estado de Saúde. As duas primeiras áreas a receberem ações preventivas foram Brigadeiro Tobias e Aparecidinha.

 

UBS Vila Hortência

Nessa sexta-feira (12), a UBS da Vila Hortência realizará o último dia de vacinação contra a febre amarela. Serão distribuídas 100 senhas a partir das 7h, por ordem de chegada, apenas para quem vai viajar para áreas com recomendação da vacina.