Setor de Tratamento Fora do Domicílio começa atender no Paço Municipal

Por: Marcelo Almeida Jr

A partir desta quarta-feira (8) o setor de Tratamento Fora de Domicílio (TFD), da Secretaria de Licitações e Contratos (SELC) de Sorocaba, passa a funcionar na Casa do Cidadão do Paço Municipal. O atendimento é oferecido de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30, e é voltado aos munícipes moradores de Sorocaba em tratamento SUS (Sistema Único de Saúde) fora do município, e que necessitam de auxílio para viagens e alimentação.

Anteriormente, o atendimento era realizado na Policlínica Municipal de Especialidades “Edward Maluf”. O TFD é definido pela portaria nº 55, do Ministério da Saúde, como forma de proporcionar auxílio aos pacientes da rede pública, por meio da assistência em outros municípios ou estados depois de esgotadas as formas de tratamento na cidade de origem. Inclusive, é um instrumento legal que visa garantir, via SUS, tratamento médico a pacientes portadores de doenças não tratáveis no município.

Segundo a SELC, o serviço só é disponibilizado para pacientes residentes em Sorocaba que necessitem de tratamento médico para cidades com distância superior a 50km. Os interessados devem procurar a Casa do Cidadão do Paço com laudo médico, cópias do RG, CPF, comprovante de residência do titular, cartão do SUS e do cartão da agência bancária.

Após a solicitação, o pedido vai para análise de médico regulador e, se aprovado, é depositado a ajuda de custo. O TFD consiste em uma ajuda de custo ao paciente, e em alguns casos, também ao acompanhante, que necessita de assistência médico-hospitalar cujo procedimento seja considerado de alta e média complexidade eletiva. É oferecida ajuda de custo nas despesas de viagem para pacientes com encaminhamentos mediante SUS.

A Casa do Cidadão do Paço Municipal está localizada na avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 3.041, no Alto da Boa Vista.

Tags: