Sias realiza parceria em prol da capacitação profissional de jovens sorocabanos

Por: Bruna Bernardini (programa de estágio) Supervisão: Neide Barbosa

Na manhã desta segunda-feira (05), a Secretaria responsável pela pasta de Igualdade e Assistência Social (Sias), Cíntia de Almeida, assinou um termo de colaboração entre a secretaria e a Associação Beneficente Antônio José da Guarda, que capacitará cerca de 720 jovens em estado de vulnerabilidade social até fevereiro de 2019.

Fundamentada na Lei Federal n°13.204/15 e pelo Decreto Municipal n°23.497/18, o Termo de Colaboração permite que a secretaria realize um repasse de cerca de R$102 mil em prol da capacitação profissional dos jovens. O termo assinado regulamenta as funções da associação para com o recebimento da verba, com foco na ocupação dos adolescentes no contraturno escolar e na inserção dos mesmos no mercado de trabalho.

Além do repasse, a gestão pública irá oferecer os locais para inscrição e realização dos cursos, que serão feitos em todas as unidades de Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). Graças a uma parceria com a Secretaria de Educação (Sedu), algumas escolas municipais também receberão os alunos após o período de aulas. Ao todo, serão 29 locais de capacitação, com cerca de 14 turmas de 25 alunos no primeiro período, que começa em novembro e vai até dezembro deste ano. No segundo período, que vai até fevereiro de 2019, cerca de 300 novos alunos poderão receber os benefícios.

A Associação Beneficente Antônio José da Guarda é responsável por fornecer todo o material didático necessário para a execução dos cursos, bem como o de profissionais para a aplicação desses materiais. Desenvolvendo os assuntos mais exigidos pelo mercado de trabalho, os temas de capacitação serão feitos a partir das áreas de interesse dos participantes, como informática, gastronomia, entre outros. Para se inscrever, o jovem deve ter de 14 a 23 anos e precisa comparecer a uma das 12 unidades do CRAS espalhadas por Sorocaba, munido de um documento original com foto e autorização do responsável, em caso dos menores de 18 anos.

Além da presença da secretária Cíntia de Almeida, a assinatura do convênio reuniu o Presidente da Associação Beneficente Antônio José da Guarda, Antônio Celso do Amaral, o Chefe de Divisão de Planejamento de Parcerias da Sias, Leonardo Domingues, a Chefe de Seção, Daiana Cristina Alves, a Chefe de Divisão de Proteção Social Básica, Vivian Cancelara e a Coordenadora da Criança e Adolescente, Angélica Lacerda.

Tags:,