Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/sistema-de-iluminacao-do-rdc-da-agua-vermelha/
Acessado em: 12/12/2018 - 04h33

Sistema de iluminação do RDC da Água Vermelha está funcionando a todo vapor

Por: Leandro Nogueira (Saae) / Thuanne Souza

O sistema de iluminação do Reservatório de Detenção de Cheias (RDC), do córrego da Água Vermelha, no Jardim dos Estados (Zona Sul), já está totalmente acionado e funcionando a todo vapor. A obra foi concluída no dia 28 de setembro, e faz parte do compromisso assumido pelo prefeito José Crespo junto aos moradores daquela região da cidade, que, agora, têm mais liberdade para realizar atividades ao ar livre do período vespertino ao noturno.
Realizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Conservação, Serviços Públicos e Obras (Serpo), os trabalhos duraram de 13 a 28 de setembro, e consistiram na implantação de iluminação com a tecnologia LED na pista de caminhada do parque que circunda o RDC, para que a população tenha mais segurança e possa aproveitar ainda, a ciclovia, as áreas verdes com palmeiras adultas e gramado, e bancos para descanso.
“Para a conclusão da obra e com excelência, foi necessária a união e parcerias com outras secretarias, por isso digo que, a Prefeitura fica muito feliz e satisfeita em poder levar esse benefício tão importante pra população que tem uma opção de lazer a mais, com todo o espaço iluminado, e iluminado com tecnologia”, diz o Secretário de Conservação, Serviços e Obras, Fábio Pilão.
Para a execução da obra, foram utilizados 27 postes de metal, sendo 24 para 3 pétalas e 3 para duas pétalas cada um. Ao todo, foram 30 unidades de iluminação Led com 50 e 63 whatts de potência, sistema que aumenta o campo de luz e possui baixo consumo de energia.

RDC contruído pelo Saae é transformado em parque pela Prefeitura

O Reservatório de Detenção de Cheias (RDC) do córrego Água Vermelha foi construído pelo Saae-Sorocaba e inaugurado pelo prefeito José Crespo, no final do ano passado. Após mais de 50 anos enfrentando as cheias, a população que reside ou passa por aquela região está livre das inundações.
Localizada no cruzamento da avenida Washington Luiz com as ruas Capitão Bento Mascarenhas Jequitinhonha, Abraham Lincoln e Padre José Carlos Simões, a primeira bacia do RDC teve o entorno transformado em um parque pela Serpo e pela Sema. As secretarias providenciaram o plantio de palmeiras adultas, pista de caminhada em saibro, ciclovia, calçadas, área gramada e bancos.
A bacia de contenção possui área de 12,7 mil metros quadrados, com capacidade para 31.875 metros cúbicos de água, formando um grande lago, com cinco galerias celulares e sistema extravasor em estrutura de concreto armado.

76423b7d-f8dc-4ef4-9135-87b47db6baca (1)[1]

Endnotes:
  1. [Image]: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/wp-content/uploads/2018/10/76423b7d-f8dc-4ef4-9135-87b47db6baca-1.jpg