Solenidade marca abertura do 2º Polo da Univesp em Sorocaba

Por: Neide Barbosa

A cerimônia acontece na segunda-feira (12) com 200 alunos e terá a primeira-dama, Lilian Crespo, como madrinha do polo Univesp/PTS

Uma Aula Magna vai abrir oficialmente na próxima segunda-feira (12), às 19h, os cursos de graduação que serão oferecidos pelo 2° polo da Univesp – Universidade Virtual do Estado de São Paulo,  instalado no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS).

A abertura contará com a apresentação institucional da universidade e seus projetos, e os futuros alunos terão a oportunidade de conhecer a estrutura oferecida e as demais informações necessárias para ingressarem no universo acadêmico.

A cerimônia será realizada no próprio PTS e terá como madrinha a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Sorocaba, Lilian Crespo.  O primeiro polo da universidade está sediado na Uniten – Universidade do Trabalhador Empreendedor e Negócios e começou a funcionar em fevereiro.

A Univesp é uma fundação mantida pelo Governo do Estado, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, e credenciada pelo Conselho Estadual de Educação e Ministério da Educação e Cultura (MEC), sob a gestão didática da USP – Universidade de São Paulo, Unicamp – Universidade Estadual Paulista, Unesp – Universidade do Estado de São Paulo e Centro Paula Souza (CPS).

Assim como no polo da Uniten, o polo do PTS abrigará 200 alunos divididos em quatro cursos: Engenharia da Computação, Licenciatura em Matemática, Pedagogia e Tecnólogo em Gestão Pública (50 vagas para cada curso) totalmente gratuitos que serão aplicados na modalidade semipresencial.  Cada curso funcionará em um dia da semana, no período noturno, programado pela própria Univesp.

Viabilizados pela Prefeitura de Sorocaba, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedeter) e da Educação (Sedu), “os cursos da Univesp têm o objetivo de expandir, de democratizar o ensino de qualidade junto aos municípios. Além disso, a base dessa universidade vem de quatro importantes organismos de ensino reconhecidos nacionalmente, portanto, é uma oportunidade para que as pessoas, principalmente para aquelas que não podem despender de recursos, possam cursar o ensino superior” , disse o presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba, Roberto de Freitas.

Ainda de acordo com Freitas, “o polo da Univesp no PTS é especial, porque os alunos vão poder usufruir de toda a infraestrutura do Parque, das possibilidades de empreenderem seus negócios, ou seja, é uma nova porta que se abre para esses alunos”, explicou.

Roberto de Freitas também lembrou que a vinda dos polos da Univesp – Universidade Virtual do Estado de São Paulo para Sorocaba demonstram a preocupação do prefeito José Crespo em trazer oportunidades para Sorocaba, ressaltando que o trabalho também tem a ajuda do deputado estadual Carlos Cezar.

Os polos são espaços físicos onde os alunos contam com infraestrutura (computadores, impressoras e acesso à internet) e realizam atividades como provas, discussões em grupo e trabalhos orientados por tutores. Ali, também podem solicitar serviços de secretaria acadêmica, assim como tirar suas dúvidas sobre o AVA.

Cada curso funcionará em um dia da semana, no período noturno, programado pela própria Univesp.  Grande parte do curso é realizado em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Trata-se de uma plataforma on-line na qual os estudantes desenvolvem atividades acadêmicas, como assistir vídeoaulas, acessar material didático e bibliografia das disciplinas, além de tirar dúvidas do conteúdo com tutores.

Já os polos são espaços físicos onde os alunos contam com infraestrutura e realizam atividades como provas, discussões em grupo, trabalhos orientados por tutores. Ali, também podem solicitar serviços de secretaria acadêmica, assim como tirar suas dúvidas sobre o AVA. O Parque Tecnológico de Sorocaba está localizado à Avenida Itavuvu, 11.777, zona norte.

Tags:,