Solicitação via telefone à Ouvidoria da Saúde deve ser feita pelo 156

Por: Eduardo Santinon – esantinon@sorocaba.sp.gov.br

A Ouvidoria Geral da Saúde, da Prefeitura de Sorocaba, passa a atender às solicitações dos munícipes via telefone pelo número 156. Com isso, os telefones (15) 3238-2526 e (15) 3238.2520 deixam de funcionar. Todo o processo estará efetivamente implantado até o dia 1º de março. As outras formas de contato são pela internet, via Central de Atendimento (www.sorocaba.sp.gov.br/atendimento), por carta ou pessoalmente, na sala de atendimento no andar térreo do Paço Municipal.

A Ouvidoria da Saúde é um canal democrático de articulação entre o cidadão que exerce o seu papel no controle social e a gestão pública de saúde, com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços prestados via Sistema Único de Saúde (SUS).

Ouvidor da Secretaria da Saúde, Eduardo H. Abe Naloto explica que o objetivo com essa mudança é facilitar o acesso da população, bem como fortalecer o uso dessa ferramenta de gestão que é a Central de Atendimento ao Munícipes. “Continuaremos a receber ligações, portanto, toda manifestação referente à SES, passará por uma triagem dos atendentes do setor 156 e, se for necessário, será transferida essa ligação para os técnicos da Ouvidoria da Saúde”, esclarece.

A assistência via Central de Atendimento é uma forma de unificar os procedimentos/atendimentos na rede municipal, com a possibilidade de qualificação das informações colhidas mediante registro das manifestações dos munícipes. Somente em 2015, a Ouvidoria Geral da Saúde acompanhou e concluiu 6.392 manifestações feitas pelos munícipes.

Via Ouvidoria, é possível denunciar (indicar indício ou irregularidade) na administração ou no atendimento por entidade pública ou privada de saúde, reclamar (relatar insatisfação em relação às ações e aos serviços de saúde, sem conteúdo de requerimento), solicitar (requerer atendimento ou ter acesso às ações e aos serviços de saúde), perguntar (instrução ou ensinamento relacionado à saúde), elogiar (demonstrar satisfação ou agradecer por um serviço prestado pela Rede Municipal de Saúde) e sugerir (propor ação considerada útil à melhoria do sistema de saúde).

A sala da Ouvidoria Geral da Saúde fica no Palácio dos Tropeiros – andar térreo – Av. Eng. Carlos Reinaldo Mendes, 3.041, Alto da Boa Vista, Sorocaba-SP, CEP 18013-280). O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Tags:,