Sorocaba amplia estratégia de vacinação contra a febre amarela

Por: Marcelo de Almeida Júnior - marcalmeida@sorocaba.sp.gov.br

 

A partir de quinta-feira (25), a Prefeitura de Sorocaba ampliará os pontos de vacinação contra a febre amarela. A medida foi definida pela Secretaria de Saúde (SES) para ampliar as regiões que recebem as ações preventivas orientadas pela Secretaria do Estado de Saúde. Parte das Zonas Oeste e Sul, além da região completa do Éden e Cajuru, Aparecidinha e Brigadeiro Tobias, serão as localidades que receberão a imunização. Apenas moradores ou trabalhadores dos locais deverão ser vacinados. O atendimento ocorrerá de segunda a sexta-feira sem previsão de encerramento.

 

De acordo com a SES, serão vacinadas pelo menos 5 mil pessoas por dia da região do Éden, Cajuru e parte das Zonas Oeste e Sul, sem contar as doses destinadas aos moradores e trabalhadores da região de Brigadeiro Tobias e Aparecidinha que ainda não foram imunizados contra a doença, e aos sorocabanos que vão viajar para área de risco. É importante ressaltar que até este momento não há caso confirmado de febre amarela em Sorocaba.

 

Aparecidinha e Brigadeiro Tobias já receberam as ações preventivas, por esse motivo, a estratégia será feita por meio de filipetas. Agentes Comunitários de Saúde (ACS) farão visitas casa a casa nos bairros de abrangência dessas duas regiões para notificar moradores ou trabalhadores que ainda não tomaram a vacina. Na filipeta constará o nome inteiro do cidadão, além do dia, horário e a Unidade Básica de Saúde (UBS) que a pessoa deverá comparecer para tomar a dose.

 

A UBS do Cajuru vacinará a localidade a partir das 7h e serão 1.000 senhas distribuídas por dia. O serviço ocorrerá até que todas as pessoas tenham sido atendidas. Só deverão ser vacinados os moradores e trabalhadores dos seguintes bairros: Condomínio São Francisco, Jardim Terras de Arieta, Jardim dos Reis, Nilton Torres, Jardim Virgínia, Vila Borguesi, Maria dos Prazeres, Cajuru, Dálmatas, Jardim Horizonte, Village Cajuru, Jardim Eliana, Três Marias, Vila Verona, Jockey Clube e as partes sorocabanas da Estrada dos Carvalhos e Condomínio Far. A UBS fica localizada na avenida Paraná, 3.719, no Cajuru do Sul.

 

Para a região inteira do Éden, a UBS do bairro seguirá o mesmo funcionamento de 1.000 senhas sendo distribuídas a partir das 7h. Os bairros de abrangência de quem deve se vacinar são: Jardim Campos do Conde, Jardim Campos do Conde II, Éden, Jardim San Marino, Jardim Azaleias, Iporanga, Jardim Paraíso, Jardim dos Pássaros, Portal do Éden, Jardim Alegria, Jardim Lena, Jardim Carolina, Pirajibu, Jardim Copaíba, Jardim Regente, Campininha, Campininha Alta, Vila Novo Éden, Jardim Amalia, Jardim Jatobá, Jardim Panamericano, Jardim Nathalia, Jardim Portobello, Jardim Eden Ville, Jardim Boa Esperança, Jardim das Orquídeas, Jardim Turmalina e Chácara Reunidas Patrizia. A UBS está localizada na rua Salvador Leite Marques, 933, no Éden.

 

Vacinação nas regiões Oeste e Sul

 

Na região Oeste e Sul da cidade, a vacinação será feita de forma parcial. Em alguns bairros, por exemplo, nem todas as ruas dessa localidade deverão receber a vacina. De acordo com a SES, essa estratégia é feita sob orientação da Secretaria do Estado de Saúde, que monitora os corredores ecológicos (caminho onde o vírus pode percorrer) e indica os locais que necessitam dessa barreira preventiva.

 

Serão três postos volantes para trabalhadores e moradores dessas regiões, funcionando a partir das 8h, com o limite de 1.000 senhas por dia. A SES explica que para estas regiões foram escolhidos postos volantes para facilitar o acesso à população, promovendo a imunização mais próximo dos endereços atendidos, já que estas regiões serão atendidas parcialmente e as ruas são distantes das UBSs de referência.

 

O posto volante de vacinação da área de abrangência da UBS Márcia Mendes (Oeste) será o Clube Atlético Sorocaba, situado na rua Laura Maiello Kook, 1711, no Jardim Novo Mundo. Para os bairros sob a assistência da UBS Cerrado (Sul), o posto volante será o Centro de Educação Infantil “Dolores Cupiam do Amaral” (CEI-23), que fica localizado à rua José Marchi, 456, no Jardim dos Estados. Já para os bairros que estão integrados na assistência da UBS Escola (Sul), o posto volante será o Centro de Educação Infantil “Issa Latuf” (CEI-17), que fica na rua Marechal Castelo Branco, 246, no Jardim Sandra.

 

Os moradores e trabalhadores dessas regiões que terão vacinação em postos volantes, devem consultar os endereços indicados para a imunização, através do link: http://saude.sorocaba.sp.gov.br/destaques/vacinacao-contra-febre-amarela/.

 

Para ser vacinado, o morador dessas localidades precisará apresentar o documento de identidade com foto, comprovante de residência e carteira de vacinação. Aos trabalhadores, será exigido documento de identidade com foto, carteira de vacinação e um dos seguintes documentos: carteira de trabalho, holerite, declaração da empresa, crachá da empresa ou outro documento que comprove o vínculo empregatício nesses endereços.

 

Ampliação de doses nos postos para viajantes

 

Também a partir desta quinta-feira, as três UBSs que atualmente oferecem vacinação para viajantes, terão as doses ampliadas. Por conta do aumento da procura por pessoas que irão viajar para as áreas de recomendação, a Secretaria de Saúde decidiu ampliar o quantitativo para 250 doses diárias na UBS Escola, Angélica e Simus. Anteriormente, eram oferecidas 150 doses diárias para a unidade Escola e 100 doses para as unidades Simus e Angélica. As senhas serão distribuídas pelos funcionários das unidades a partir das 7h.

 

A UBS Escola que fica localizada na avenida Pereira Inácio, 500, oferece o atendimento da vacinação nas segundas, terças e sextas-feiras. A UBS Vila Angélica, situada à rua Major Silva Vilela, 27, na quarta-feira. Já a Simus, localizada na Alameda dos Lírios, 327, realiza a vacinação toda quinta-feira.

 

Tags: