Sorocaba conta com mais uma escola municipal

Por: André J. Gomes

Sorocaba ganhou mais uma unidade de ensino nesta quarta-feira (26). A Escola Municipal “Comendador Alfredo Metidieri”, na Vila Barão, foi inaugurada pelo prefeito José Crespo e pela primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS), Lilian Crespo, em solenidade com a presença de secretários municipais, da população, vereadores, familiares do homenageado e outras autoridades.

Com oito salas de aula, ginásio poliesportivo, cozinha e outras instalações, a unidade já está atendendo a cerca de 150 alunos da pré-escola. Instalado em um terreno com cerca de 5 mil metros quadrados, o prédio com mais de 620 metros quadrados de área construída esteve ocupado pelo SESI até 2015 e foi devolvido para a Prefeitura em 2016.

“Hoje eu tenho a felicidade de reinaugurar um prédio que foi entregue à população pela primeira vez por meu pai, José Crespo Gonzales, quando administrou a cidade entre 1969 e 1973”, lembrou o prefeito, ressaltando que os maiores protagonista de uma escola são as crianças. “Não estamos inaugurando prédios, estamos entregando obras vivas à população, com pessoas bem atendidas, desenvolvendo todas as suas potencialidades”, disse.

O secretário de Conservação, Serviços e Obras, Fábio Pilão, apresentou as características técnicas da escola. Orçada em mais de 300 mil reais, custeados com recursos próprios do município, a reforma envolveu troca de pisos e revestimentos, revisão das instalações elétrica e hidráulica, pintura e manutenção da cobertura.

Presentes à inauguração, os familiares de Alfredo Metidieri (1919-2015), que dá nome à escola, lembraram a importância da educação na história do comendador. “Meu pai, onde estiver, está muito feliz. Aqui ele viveu e trabalhou priorizando a escola como essencial para o desenvolvimento das crianças”, disse sua filha, Jane Eire Metidieri Menegoci. Fundador da Indústria Metidieri de Tecelagem, em Sorocaba, o comendador foi presidente do Esporte Clube São Bento por duas vezes e da Federação Paulista de Futebol, destacando-se como grande liderança empresarial e esportiva, filantropo e incentivador cultural.

Para a secretária da Educação, professora Marta Cassar, um dos papéis mais importantes da escola é criar um ambiente acolhedor para as crianças. “Isso é fundamental em seu processo de formação, por isso nos dedicamos a melhorar cada vez mais a nossa estrutura, e nesse sentido a parceria com os pais é indispensável”, explicou, ressaltando o projeto de instalar o ensino fundamental na nova unidade. “Nossos desafios continuam e a educação das nossas crianças sempre será nossa grande prioridade”, concluiu.

Tags:, ,