Sorocaba é 2ª do país com maior percentual da população com acesso à internet rápida

Por: Marcelo Andrade

Graças a investimentos realizados pela Prefeitura, a cidade conta com rede de 480 quilômetros de fibra óptica interligando 331 unidades da administração, além de 64 pontos de internet pública gratuita


Com uma adesão cada vez maior à fibra óptica, Sorocaba tem se tornado referência em velocidade de navegação na internet. Não à toa, a cidade aparece como a segunda com maior percentual da população com acesso à internet rápida, num ranking que avaliou as 32 principais e maiores cidades do país, elaborado pela Endeavor, uma organização global, sem fins lucrativos e que tem como objetivo apoiar os empreendedores de alto impacto em seus desafios e ainda mobilizar o Poder Público para pavimentar um ambiente de negócios mais favorável para as scale-ups, que são as empresas que apresentam crescimento superior a 20% ao ano.

De acordo com o levantamento, Sorocaba, a segunda do ranking, possui 17,03% da população com acesso à internet rápida, o equivalente a mais de 110 mil pessoas. Está atrás apenas de Florianópolis, com 18,79%, e à frente de importantes cidades e capitais como Curitiba, Brasília, Belo Horizonte, São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Goiânia, além de Ribeirão Preto, São José dos Campos e Londrina.
Graças a investimentos realizados pela Prefeitura, Sorocaba conta com uma rede formada por 480 quilômetros de fibra óptica interligando 331 unidades da administração. O sistema permite mais velocidade na transmissão de dados e informações a uma série de serviços públicos, como o videomonitoramento da Guarda Civil Municipal (GCM) e de operação de trânsito da Urbes; conexão à internet das unidades de saúde e outros prédios públicos; lousas digitais nas escolas municipais; internet pública.

Espalhados pela cidade, os 64 pontos de internet pública gratuita proporcionam lazer, comunicação e até ajudam nos estudos dos sorocabanos. “Aproveitar uma boa velocidade e aumentar as chances de se conectar efetivamente à rede é uma realidade cada vez maior em Sorocaba”, destaca o prefeito José Crespo.

A infovia serve de base ao Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) da Prefeitura, cujo objetivo é permitir uma comunicação mais rápida, eficiente e segura entre as unidades municipais, facilitando cada vez mais o acesso aos serviços.


Fab City


Tais investimentos e projetos, associados a outros como a cidade contar com boa infraestrutura, atingido o primeiro lugar no quesito Potencial de Mercado e o segundo em Infraestrutura, segundo a Endeavor; o aeroporto é um dos que mais recebem pousos e decolagens no País, no que se refere ao setor de manutenção aeronáutica; possui moderno sistema de transporte público e que deverá passar a contar nos próximos anos com sistema do BRT e até mesmo do VLT, fizeram com que fosse eleita, em meados de julho deste ano, uma das três cidades do País a fazer parte do projeto Fab City pelo Instituto de Arquitetura Avançada da Catalunha, Centro MIT para Bits e Átomos e a Fundação Fab, instituições internacionais que formam o Grupo Fab City.

Além de Sorocaba, fazem parte desse seleto grupo, as cidades de Curitiba e Belo Horizonte. Ser Fab City é pertencer a um novo modelo urbano que prestigie o desenvolvimento da produção local para transformar as cidades em autossuficientes e conectadas. Barcelona (Espanha), Boston e Detroit (Estados Unidos), Cambridge (Inglaterra), Amsterdam (Holanda), Paris (França) e Santiago (Chile) já são Fab Cities. Na prática, isso significa que a cidade de Sorocaba estará interligada com os principais municípios com alto índice de desenvolvimento, criando uma rede inovadora e autossuficiente em ciência e tecnologia.

Tags:, ,