Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/sorocaba-e-a-anfitria-na-entrega-de-419-ambulancias-do-samu/
Acessado em: 12/11/2019 - 21h50

Sorocaba é a anfitriã na entrega de 419 ambulâncias do SAMU

Por: Marcelo de Almeida Júnior - marcalmeida@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Fernando Abreu

A cidade já recebeu duas ambulâncias em julho de 2018 e aguarda por mais duas que estão em trâmite

Na tarde desta segunda-feira (27) a cidade de Sorocaba foi mais uma vez a anfitriã na entrega de ambulâncias do SAMU 192 (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Um total de 419 viaturas foram entregues pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, na companhia do prefeito José Crespo e demais autoridades.

De acordo com o Ministério da Saúde, a ação beneficia moradores de 238 municípios em 22 estados do país. A meta é renovar 100% da frota até o fim. Dessa leva, Sorocaba recebeu duas ambulâncias do SAMU em julho do ano passado e aguarda por mais duas que estão em trâmite.

No período da manhã, a secretária da Saúde, Kely Schettini, recepcionou o ministro e o deputado federal Capitão Derrite, no aeroporto “Bertram Luiz Leupolz”, situado em Sorocaba. Após a recepção, todos foram até o Paço Municipal ao encontro da imprensa e do prefeito José Crespo para um almoço.

Durante a ocasião, Kely e Crespo, aproveitaram o momento para fazer pedidos de melhorias em prol da saúde pública da cidade. Duas conquistam foram anunciadas, a primeira foi sobre verbas liberadas do governo federal para aquisição de equipamentos e materiais às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) no valor de R$ 299.994,00. De acordo com Mandetta, esse dinheiro estará disponível entre os meses de junho e julho deste ano para a cidade de Sorocaba. Outra excelente novidade, não só para Sorocaba, mas também para sua região foi a liberação da adequação que faltava para iniciar a radioterapia no Hospital Santa Casa.

O prefeito José Crespo, comentou que em conversa com o ministro da Saúde, teve o privilégio de conhecer um pouco de seus projetos. “Mandetta sabe da importância de fortalecer a Atenção Básica nas cidades e em Sorocaba já iniciamos esse processo através da gestão compartilhada que melhorou os atendimentos de urgência e emergência, e garantiu um aumento de mais 14 mil consultas por mês nas UBSs através do remanejamento de médicos”, destaca.

Kely Schettini destacou como de extrema importância a vinda do ministro. “Tive a honra de recepcioná-lo e contar todo o cenário atual de nossa cidade. Além disso, aproveitei o momento para reforçar os pedidos para melhorar a saúde de nossa população”, conta.

Durante a entrega das ambulâncias, Luiz Henrique Mendetta, destacou o amor como principal motivo para realizar um SUS (Sistema Único de Saúde) com excelência. “A maioria dos países não conta com o atendimento público de saúde. No Brasil não se paga por doação de órgãos, é um ato de amor, o sentimento que é a força mais intensa da humanidade. Este governo é comprometido com a técnica e a boa gestão”, salienta.

Muito mais por Sorocaba!