Sorocaba faz história e conquista os Jogos Regionais com dois dias de antecedência

Por: Gabriel Fernando (programa de estágio) - supervisão Marcelo Andrade

Faltando dois dias para o término da 62ª edição de um dos maiores eventos esportivos do Estado de São Paulo, a cidade de Sorocaba faz história no esporte mais uma vez e se sagra campeã 2018 dos Jogos Regionais.

O torneio, que está sendo realizado em Tatuí, Boituva e Cerquilho, começou no último dia 3 de julho e termina oficialmente no próximo sábado (14), mas pela ótima campanha realizada até aqui, o município sorocabano se tornou líder isolado da classificação geral, deixando as outras 55 cidades participantes para trás, sem chance de ser alcançada. Sorocaba lidera com 250 pontos à frente de Jundiaí com 197, e Santana de Parnaíba com 127.

As modalidades conquistadas pelo município até aqui foram: atletismo feminino, atletismo masculino, atletismo masculino ACD, basquete masculino, biribol, capoeira masculina, ciclismo feminino, handebol feminino, judô masculino, karatê masculino, natação feminina, natação masculina, taekwondô masculino, vôlei de praia masculino, vôlei de praia feminino, xadrez feminino, basquete feminino sub 20, damas feminino sub 20, handebol masculino sub 20, tênis feminino sub 20, e tênis masculino sub 20. A grande pontuação sorocabana se deve também aos segundos, e terceiro lugares em outras modalidades.

Tradição

Para o Secretário de Esportes e Lazer, Simei Lamarca, o título dos Jogos Regionais é fruto de um trabalho sério e de valorização dos atletas da cidade. “Estou muito feliz com mais esta conquista, que entra para história de Sorocaba no esporte. Todas essas vitórias que nossos atletas apresentaram só mostra o quanto preparamos eles, e o quanto estamos empenhados em melhorar o esporte da cidade, a saúde e qualidade de vida da nossa população”, relata Simei.

Sorocaba tem experiência nos Jogos Regionais já que participa todos os anos, além de ter sediado o torneio no ano passado. São 450 competidores entre atletas e equipe de suporte técnico que representam a cidade competindo em algumas das 31 modalidades disputadas.

A competição é organizada pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo em parceria com as Secretarias de Esportes das cidades sedes, mantendo a cada ano o objetivo de promover aos atletas a chance de se destacarem no torneio, representando cada cidade, por meio da competitividade dentro do esporte.


Outro fator representativo para o município sorocabano é que a cidade teve o privilégio de emprestar sua pista de bicicross (considerado uma das melhores no país) ao torneio, já que as cidades sedes não contam com o mesmo espaço profissional.


As 31 modalidades disputadas no torneio são: atletismo ACD, atletismo, basquete Sub-20, basquete livre, badmington, biribol, bocha, capoeira, ciclismo, ciclismo BMX, ciclismo MTB, damas, futebol masculino Sub-20, futebol feminino livre, futsal Sub-20, futsal livre, ginásticas artística e rítmica, handebol sub-20, handebol livre, judô, karatê, malha, natação, taekwondô, tênis, tênis de mesa, vôlei Sub-20, vôlei livre, vôlei de praia, futevôlei e xadrez.

A Secretaria de Esportes e Lazer (Semes) continuará torcendo por outros grandes resultados das demais modalidades que a cidade participa e confia que a pontuação pode crescer ainda mais até o fim dos Jogos Regionais.

Tags: