Sorocaba ganha polo da Univesp

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

 

Inscrições estão abertas e podem ser feitas até às 16h do dia 5 de janeiro

 

Sorocaba acaba de ganhar um polo da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) e a população terá mais uma oportunidade de ensino universitário gratuito oferecido de forma semipresencial, com apoio dos professores das melhores universidades do Brasil. O polo Sorocaba funcionará na Universidade do Trabalhador, Empreendedor e Negócios (Uniten), na Vila Barão. Estão sendo oferecidas 200 vagas para os cursos de Engenharia da Computação (50), Licenciatura em Matemática (50), Pedagogia (50) e Tecnólogo em Gestão Pública (50), este último realizado em parceria com a Fatec.

Viabilizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedeter), com apoio da Secretaria da Educação (Sedu), a Univesp é uma fundação mantida pelo Governo do Estado, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, e credenciada pelo Conselho Estadual de Educação e Ministério da Educação e Cultura (MEC).

“A decisão da Univesp contempla os esforços que o nosso governo vem fazendo no sentido de desenvolver Sorocaba. Estamos trabalhando firmemente para criar as condições necessárias, seja promovendo mudanças na legislação e nos procedimentos internos, seja reorganizando comportamentos. A implantação do polo EAD traz a possibilidade real de qualificação profissional, o que melhora a capacidade de disputa no mercado de trabalho dos sorocabanos”, destaca o prefeito José Crespo.

“Essa é uma importante conquista para a nossa cidade. Ela aconteceu recentemente durante uma reunião com a deputada estadual Rita Passos, quando, entre outros temas de interesse de Sorocaba, conversamos sobre a possibilidade do município sediar um polo da Univesp. Na ocasião ela se colocou à disposição para fazer a interlocução junto ao órgão”, disse a vice-prefeita Jaqueline Coutinho, que completou: “Pedi atenção especial da deputada nesse sentido, afinal, representaria um avanço para aqueles que buscam curso superior EAD de bom nível para qualificação profissional e consequente inserção no mercado de trabalho, que hoje está cada vez mais competitivo”.

 

Como funciona

Grande parte do curso é realizado em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Trata-se de uma plataforma on-line na qual os estudantes desenvolvem atividades acadêmicas, como assistir videoaulas, acessar material didático e bibliografia das disciplinas, além de tirar dúvidas do conteúdo com tutores.

Já os polos são espaços físicos onde os alunos contam com infraestrutura (computadores, impressoras e acesso à internet) e realizam atividades como provas, discussões em grupo, trabalhos orientados por tutores. Ali, também podem solicitar serviços de secretaria acadêmica, assim como tirar suas dúvidas sobre o AVA.

 

Inscrições

As inscrições são on-line e já podem ser feitas pelo site www.vunesp.com.br/uvsp1703. O prazo termina às 16h do dia 5 de janeiro de 2018. A taxa de inscrição custa R$ 47,88. As provas serão realizadas no dia 21 de janeiro de 2018. Mais informações podem ser obtidas no site da Univesp: https://univesp.br/vestibular.

 

 

 

 

Tags:,