Sorocaba imunizou mais de 100 mil pessoas contra a febre amarela

Por: Marcelo Almeida Jr

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Saúde (SES), imunizou 102 mil pessoas na cidade contra a febre amarela. O balanço foi divulgado pela Vigilância em Saúde com atualização até o dia 16 de fevereiro.

Desde o dia 7 de fevereiro, Sorocaba começou a oferecer a vacinação com doses fracionadas para toda a população da cidade, através das 32 Unidades Básicas de Saúde (UBS). Em oito dias, 32.013 pessoas foram imunizadas com doses fracionadas e 1.123 viajantes com dose padrão.

De acordo com o Ministério da Saúde, a dose padrão da vacina contra a febre amarela protege uma pessoa por toda a vida, enquanto a fracionada dura por pelo menos oito anos, sendo recomendado o reforço após esse período.

A vacina não é indicada para gestantes, mulheres amamentando crianças com até 6 meses, pessoas com história de uma ou mais manifestações anafiláticas após ingestão de ovo e imunodeprimidos.

Para se vacinar, o cidadão deverá procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência e levar consigo o documento de identificação com foto e a carteirinha de vacinação. O atendimento da vacinação é de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. O endereço das 32 UBSs podem ser consultados no seguinte link –http://saude.sorocaba.sp.gov.br/destaques/unidades-basicas-de-saude/ .

Apenas as UBSs Aparecidinha, Brigadeiro Tobias, Sabiá e Cajuru, usam do sistema de agendamento para vacinação. Essas regiões já receberam as ações preventivas contra a febre amarela e já atingiram ou estão próximas de atingir a cobertura de imunização.

Tags: