Sorocaba participa da criação do currículo escolar do Estado de SP

Por: Lucas Monteiro - Programa de Estágio - Supervisão - Neide Barbosa

O currículo é feito de acordo com a Base Nacional Comum Curricular

Os gestores de desenvolvimento educacional, Maria Carolina Rebuá Ribeiro e Wagner Luiz Coelho, da Secretaria de Educação (Sedu), da Prefeitura de Sorocaba, foram selecionados pela União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo (Undime), para serem redatores do Currículo do Estado de São Paulo, para auxiliar na construção do currículo que será adotado pelo Estado de São Paulo de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) representando as disciplinas de Educação Física e Matemática respectivamente.

Os 26 estados e o Distrito Federal, junto com seus respectivos municípios, devem unificar seus currículos escolares.
Segundo o Ministério da Educação (MEC), a base define os conhecimentos essenciais que todos os alunos da educação básica têm o direito de aprender. Os currículos de cada rede – incluindo as particulares – devem garantir o que está na BNCC e precisam ir além, tanto em conteúdos regionais quanto em estratégias pedagógicas. E unificar por meio desse trabalho.
Cada estado dispõe de uma comissão composta por 28 pessoas, sendo composta por 22 redatores que estão encarregados de redigir o currículo de acordo com cada região e de 6 coordenadores que acompanham e dão suporte no desenvolvimento deste trabalho.

A gestora educacional, Maria Carolina Rebuá Ribeiro, ressalta a importância da construção de um Currículo Estadual e da Base Nacional Comum Curricular e diz que “precisamos de uma base que direcione os conteúdos e práticas que devem ser aplicadas, trazendo para a realidade de cada município”, diz Maria Carolina.

Wagner Coelho, também gestor educacional, destaca que “nós vamos contribuir com os colegas da rede estadual de ensino na construção, revisão e reelaboração do currículo de todo os estado que não era revisto desde 2012″, explica Wagner.

Os trabalhos para a construção da BNCC devem seguir até 2020 com diversos encontros no Distrito Federal e seminários que serão realizados aos gestores em municípios polos e inclusive a formação de professores.

Sobre a Base Nacional Comum Curricular

Um documento que tem vigência em âmbito nacional que indica o que as escolas públicas e privadas devem ensinar a cada ano, em toda a educação básica.

A base serve como referência para a construção e adaptação dos currículos. Os currículos podem indicar metodologias de ensino, abordagens pedagógicas e avaliações, incluindo elementos da diversidade local.

Tags:,