Sorocaba participa de encontro sobre sustentabilidade em Brasília

Por: Gabriel Fernando (programa de estágio) - supervisão Bia Negrão

Em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o IV Encontro de Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS), está acontecendo desde a última segunda-feira (24), com encerramento marcado para esta sexta-feira (28), reunindo autoridades de todo país, além de ministros, parlamentares, secretários municipais e estaduais, pesquisadores, estudantes e integrantes de delegações estrangeiras. Sorocaba foi representada durante todo Encontro pelo secretário do Meio Ambiente, Parques e Jardins, Jessé Loures, que aproveitou para comentar sobre as ações ambientais desenvolvidas e fez contatos com o objetivo de buscar parcerias e inovações para a cidade. O secretário de Planejamento e Projetos, Luiz Alberto Fioravante acompanhou Jessé Loures nas atividades realizadas na manhã desta quinta-feira (27), juntos participaram das apresentações dos Executivos do New Development Banks -NDB. (BRICS /China) sobre “Possibilidade de Financiamento de projetos estruturais e ambientais”. “Foram colocações extremamente interessantes e motivadoras. Na oportunidade apresentei a importância de Sorocaba no contexto ambiental e o Fioravante o empenho da Administração Municipal em desenvolver bons e factíveis projetos”, ressaltou Jessé.

O encontro, que é realizado em Brasília/DF, tem como objetivo fomentar a construção e a ajustar alternativas para o enfrentamento da grave situação fiscal dos municípios brasileiros. Para isso, tem como tema central “reinventar o financiamento e a governança das cidades”.

Sorocaba foi convidada a participar deste IV Encontro diretamente pela ICLEIGovernos Locais pela Sustentabilidade. ICLEI é a principal associação mundial de cidades e governos locais dedicados ao desenvolvimento sustentável.

Durante os cinco dias, foram desenvolvidas atividades voltadas para a promoção do diálogo norteados pelos eixos temáticos em serviços e políticas públicas como direitos da cidadania; cidades inteligentes, inovadoras, democráticas e transparentes; direito a cidade; repactuação federativa, consorciamento e desenvolvimento regional; qualidade e eficiência na gestão pública e a judicialização da escassez; agenda urbana global e mudanças climáticas; sustentabilidade e incentivo à economia local, empreendedorismo, emprego, trabalho e renda.

O evento promoveu ainda palestras e cursos, como a preleção “Avanços do Licenciamento Ambiental”, com o intuito de levar para os participantes a ideia da “Saúde e Saneamento” apresentado pelo Ministro da Saúde, Ricardo Barros e o Governador Geraldo Alckmim.

Participaram do Encontro diversas personalidades do meio político e organizacional.  Estabelecendo um cenário ideal para troca de informações entre os participantes, fortalecer e organizar as propostas de melhoria e aperfeiçoamento da gestão, a partir de agendas propositivas de desenvolvimento local sustentável.

Tags:,