Sorocaba participa de evento nacional para debater estratégias de baixo carbono

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

Na semana passada, o secretário do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema) participou do “Workshop Nacional: Como financiar as ações climáticas dos governos locais”, em Brasília (DF). Promovido pelo ICLEI e ONU-Habitat, em parceria com a Agenda Pública, o evento nacional marcou o início das atividades da segunda fase do projeto internacional Urban LEDS, do qual Sorocaba participa ao lado de outras sete cidades brasileiras.

O objetivo do workshop do Urban LEDS foi de tratar das alternativas viáveis para o financiamento de estratégias de desenvolvimento urbano de baixo carbono. A iniciativa é implementada por ICLEI-Governos Locais pela Sustentabilidade e ONU-Habitat, com o financiamento da Comissão Europeia. Além de Sorocaba, participam do projeto Fortaleza (CE), Recife (PE), Belo Horizonte (MG), Betim (MG), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS) e Rio de Janeiro (RJ).

De acordo com o secretário da Sema, Jessé Loures, o evento foi uma oportunidade de troca de experiências com os gestores das outras cidades participantes do Urban LEDS e de se aproximar de potenciais órgãos financiadores de projetos que o município possui para a implementação da ação climática local. Participaram gestores públicos municipais e nacionais, representantes do setor privado, bancos de desenvolvimento e organizações municipalistas.

No workshop, os gestores municipais interagiram com as entidades financeiras para expor suas prioridades e desafios para a elaboração e execução de políticas públicas de enfrentamento à mudança climática nos setores de energia elétrica, resíduos, transporte e mobilidade, e desenvolvimento territorial. Os participantes identificaram alguns desafios para acesso ao financiamento, como escassez de recursos, a falta de pessoal qualificado e capacidade técnica dentro dos municípios para a elaboração de estudos técnicos de viabilidade.

O workshop inaugurou o calendário de eventos de sensibilização e implementação da segunda fase do projeto Urban LEDS. Nos meses de agosto e setembro, esse processo se repetirá nas oito cidades que participam do projeto. A previsão é que o evento em Sorocaba seja realizado no início de agosto.

 

Sobre o Urban LEDS

Criado pela ONU-Habitat e a Comissão Europeia, tendo o ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade como principal implementador, o Urban LEDS objetiva programar ações que ajudem a diminuir a produção de gases causadores do efeito estufa em áreas urbanas do município.

Por meio do Urban LEDS, as cidades desenvolvem estratégias abrangentes de desenvolvimento de baixo carbono e trabalham juntas para implementar seus planos, desenvolver projetos-piloto e modelos de financiamento para a implementação de LEDS.

A iniciativa fortalece a cooperação e o compartilhamento de informações entre os governos nacionais e locais, posicionando todos os níveis de governo para avançar, acompanhar e cumprir as metas globais de clima e sustentabilidade.

Na sua segunda etapa, o projeto será implementado em quatro novos países – Colômbia, Ruanda, Laos e Bangladesh-, além dos quatro países participantes da primeira etapa – Brasil, Índia, Indonésia e África do Sul.

Com um investimento de 8 milhões de euros, o projeto apoiará aproximadamente 60 cidades ao redor do mundo, na condução de suas estratégias climáticas alinhadas ao Acordo de Paris. Mais informações podem ser obtidas no site: http://urbanleds.iclei.org/.

 

Fotos: Kenneth Huari/ICLEI América do Sul

 

 

 

 

Tags: