Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/sorocaba-prepara-campanha-de-vacinacao-contra-a-gripe/
Acessado em: 25/06/2017 - 17h54

Sorocaba prepara campanha de vacinação contra a gripe

Por: Evenize Batista - ecbsilva@sorocaba.sp.gov.br

A Secretaria da Saúde de Sorocaba, por meio da Vigilância Epidemiológica, está empenhada nos preparativos para a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe que será realizada de 17 de abril a 26 de maio. Neste ano, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde, a vacinação é destinada a grupos considerados mais vulneráveis à contaminação ou aos riscos do virus da gripe, o vírus Influenza. A principal novidade é a inclusão dos professores das redes pública e privada de ensino dentre os grupos prioritários contemplados pela campanha.

Além dos professores, os outros grupos imunizados no ano passado continuam sem alteração. Devem ser vacinadas crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos (quatro anos e onze meses), gestantes, profissionais de saúde, idosos (maiores de 60 anos), mulheres que deram à luz há menos de 45 dias (puérperas), portadores de doenças crônicas, funcionários e população do sistema prisional, além de jovens com idade de 12 a 21 anos que estejam em cumprimento de medida socieducativa.

A imunização será realizada em todas as 32 Unidades Básicas de Saúde da cidade, de segunda a sexta-feira, no horário normal de funcionamento de cada UBS. Também está previsto que o sábado, dia 13 de maio, será o Dia de Mobilização Nacional, o “Dia D”, e terá todas as 32 UBSs funcionando das 8h às 17h para vacinar quem não pode comparecer durante a semana.

Considerando os grupos que possuem população estimada,que são os idosos, as crianças, as gestantes, as puérperas e os trabalhadores da saúde, o público-alvo total é estimado em 161.421 pessoas em Sorocaba e a meta estabelecida é atingir uma cobertura de 90% desses grupos, número equivalente a 145.278 pessoas. No ano passado, dentre esses grupos, a campanha tinha um público-alvo de 126.423 pessoas e ao final da vacinação foram atingidos 134.428 (106,33%).