Sorocaba recebe destaque em índice de cidades empreendedoras

A Endeavor, uma organização sem fins lucrativos que visa multiplicar o empreendedorismo, realizou no fim deste ano o Índice de Cidades Empreendedoras no Brasil. A pesquisa tem o objetivo de fazer com que as cidades entendam que são a principal base para o empreendedorismo; elas são responsáveis por fornecer condições chaves para o crescimento da indústria local.

Sorocaba, como polo industrial regional e a cidade que mais investe em novas startups, recebeu destaque em dois tópicos: mercado disponível, onde recebeu o primeiro lugar nacional e  infraestrutura, em segundo lugar.

Para avaliar o mercado, a pesquisa levou em consideração fatores de desenvolvimento econômico e clientes em potencial, onde Sorocaba encontrou-se com o maior PIB nacional em um momento em que os números do país tendiam a cair. O crescimento de 5,18% é consequência da grande presença da indústria local e dos estímulos governamentais na fomentação desse mercado.

Em infraestrutura, a conectividade foi o fator de maior peso para a avaliação. A proximidade as principais rodovias, a fluidez do trânsito e o custo médio da energia elétrica trouxeram resultados positivos para Sorocaba, afinal, a cidade está localizada entre as rodovias mais importantes do estado e possui resultados positivos na organização do tráfego municipal. A pesquisa afirma ainda que Sorocaba consegue unir a tranquilidade da vida interiorana à conectividade da capital, reafirmando a sua posição empreendedora.

Os fatores contribuintes para esses resultados foram de fato os projetos estabelecidos pela Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Renda, que preocupa-se em estabelecer um ambiente estável para as organizações e estimula o desenvolvimento de novos projetos na cidade.

A presença do Parque Tecnológico de Sorocaba foi outro fator que estimulou esses resultados. Com o objetivo de criar projetos, estimular novas startups e fomentar a economia e a indústria, o Parque estabeleceu parcerias com as maiores universidades do estado, trazendo os estudantes para dentro do mercado de trabalho. Além disso, conta com grandes empresas da região como parceiras na construção desse novo cenário.

O presidente do Parque Tecnológico, Roberto Freitas, afirma que as duas posições positivas da cidade são a principal base para o desenvolvimento do município, onde a partir delas, podemos dar forças a outros pontos necessários. “[…] A cidade de Sorocaba ainda pode evoluir muito em outros índices, como o capital humano por exemplo, onde Sorocaba forma todos os anos mais de 55 mil alunos pelas universidades em qualidade nacional. Os assuntos permeados já estão sendo debatidos entre as secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Planejamento e Projetos, para que possamos avançar ainda mais nesse índice de cidades empreendedoras”, completou o presidente do parque.

A pesquisa facilita que o munícipe acompanhe os números reais de desenvolvimento da sua cidade, além de estabelecer um comparativo entre a qualidade de vida e oportunidade empreendedora nas maiores cidades do país. A positividade dos resultados consagra o trabalho unificado das secretarias de Sorocaba, afirmando a competência no trabalho feito para a economia local.

Tags:,