Sorocaba recebe prêmio estadual pelo trabalho de excelência da Vigilância Epidemiológica

Por: Marcelo de Almeida Júnior - marcalmeida@sorocaba.sp.gov.br

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Saúde (SES), recebeu o Prêmio Estadual SIM e Sinasc pela Secretaria do Estado de Saúde na manhã desta terça-feira (31). É a primeira vez que o município recebe esse prêmio. Foram premiadas as cidades do Estado de São Paulo que alcançaram qualidade de coleta, preenchimento e digitação das informações de mortalidade e nascidos vivos. O evento ocorreu na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), em São Paulo (SP).

Além da premiação, o evento também contou com a palestra “Saúde e Cidades: em busca de melhores dados vitais”, que foi apresentada pelo professor Doutor Paulo Saldiva, que é diretor do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo. Outra apresentação da programação foi “Sementes para um novo tempo”, liderada por Walmir Cedotti, da Faculdade de Medicina da USP.

Premiada na categoria Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos (Sinasc), Sorocaba concorreu com 382 cidades do Estado, mas apenas 46 municípios atingiram os critérios e parâmetros da premiação. A placa comemorativa foi entregue à secretária de Saúde, Dra. Marina Elaine Pereira, que estava acompanhada de funcionários da Vigilância Epidemiológica Municipal.

“Fiquei muito honrada e feliz em receber esse prêmio para a Secretaria da Saúde de Sorocaba. Nossa vigilância epidemiológica vem atuando em seu trabalho com muita habilidade e empenho, o reconhecimento é merecido”, ressalta a titular da pasta.

O Sistema de Informações de Mortalidade (SIM) e o Sinasc são sistemas informatizados com a premissa de descentralização do processo de coleta, processamento e consolidação de dados quantitativos e qualitativos, referentes aos óbitos e nascimentos informados em todo território nacional.

Trata-se de uma importante ferramenta de gestão por possuir variáveis que permitem formulação de indicadores epidemiológicos estratégicos para o planejamento das ações e tomada de decisão em diversas áreas da assistência à saúde.

Tags: