Sorocaba se destaca na qualidade dos bancos de dados da Saúde e recebe prêmio estadual

Por: Marcelo de Almeida Júnior - marcalmeida@sorocaba.sp.gov.br


A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Saúde (SES), foi contemplada pela Secretaria do Estado de Saúde a receber o “Prêmio Estadual SIM e Sinasc”. É a primeira vez que o município recebe esse prêmio. Serão premiadas as cidades do Estado de São Paulo que alcançaram qualidade de coleta, preenchimento e digitação das informações de mortalidade e nascidos vivos. A premiação acontecerá na próxima terça-feira (31), na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), em São Paulo (SP).

Para a secretária da Saúde, Dra. Marina Elaine Pereira, é uma honra Sorocaba ser premiada pela qualidade do serviço aplicado através da Vigilância Epidemiológica Municipal. “Fiquei muito empolgada com a notícia e feliz de saber sobre a habilidade e zelo que a nossa vigilância vem atuando em seu trabalho. É a primeira vez que recebemos esse prêmio. A ideia é continuar com uma gestão de excelência para que possamos receber mais prêmios e promover saúde à população”, ressalta a titular da pasta.

O Sistema de Informações de Mortalidade (SIM) e o Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos (Sinasc) são sistemas informatizados com a premissa de descentralização do processo de coleta, processamento e consolidação de dados quantitativos e qualitativos, referentes aos óbitos e nascimentos informados em todo território nacional.

Trata-se de uma importante ferramenta de gestão por possuir variáveis que permitem formulação de indicadores epidemiológicos estratégicos para o planejamento das ações e tomada de decisão em diversas áreas da assistência à saúde.

Tags: