Sorocaba tem o melhor abastecimento de água entre as 10 maiores do Estado

Por: Daniela Custódio
Sorocaba garantiu o primeiro lugar no ranking em abastecimento de água, segundo análise feita trimestralmente pela INDSAT (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos) com Alto Grau de Satisfação, no levantamento do primeiro semestre de 2019. As 10 maiores cidades do Estado foram analisadas e o resultado mostrou que Sorocaba fechou o ano com 770 pontos no serviço de responsabilidade do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae Sorocaba) e se posicionou na liderança do ranking geral do segmento. O Abastecimento recebeu Alto Grau de Satisfação.
O cálculo é realizado a partir de uma metodologia exclusiva de classificação baseada nos critérios de “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo”. Em cada um dos municípios, 600 pessoas são entrevistadas, totalizando 6.000 entrevistas nas 10 cidades. Em Sorocaba, o Abastecimento de Água recebeu 85% de “ótimo” e “bom” e 11% de “regular”. “Ruim” e “péssimo” somam 4%.
O prefeito José Crespo credita a satisfação da população aos constantes investimentos do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae Sorocaba) . “A população reconhece a excelência do abastecimento de água, uma das principais metas da Autarquia e também uma das principais metas do nosso governo. Para que tenhamos qualidade no abastecimento é preciso investimentos em infraestrutura, buscar recursos para melhorias e o Saae trabalha incessantemente para se manter à frente de todos os percalços”, declara o prefeito.
O diretor-geral do Saae Sorocaba, Ronald Pereira da Silva, comemora o reconhecimento da população e atribui, além dos investimentos, ao trabalho e dedicação dos profissionais da Autarquia.
“Éuma grande satisfação para todos os profissionais que trabalham para oferecer abastecimento de qualidade ter este reconhecimento, que só estimula ainda mais a melhorarmos sempre. Continuamos ampliando a nossa capacidade para tratar e distribuir um volume cada vez maior de água”, conta o diretor-geral.
Investimentos
O Saae Sorocaba vem investindo em obras como a construção da nova Estação de Tratamento de, Água do Vitória Régia (ETA-Vitória Régia), que será inaugurada com capacidade para produzir 750 litros de água tratada por segundo e com a ampliação já prevista, chegará a 1.500 litros por segundo. Esse volume corresponde a 60% de toda a água servida hoje para a população, que é processada na ETA Cerrado e na ETA Éden, que também recebeu ampliação, concluída no ano passado. O início das atividades do novo sistema produtor está previsto para 2020.
Ronald Pereira da Silva, ressalta que a meta do Saae é levar aos sorocabanos a melhor qualidade no abastecimento de água. “Somos reconhecidos pela qualidade da água e abastecimento, mas não paramos de trabalhar para avançar ainda mais e cumprir todas as metas do atual governo”, conclui.
Outro investimento importante para a cidade é a entrega da fase final do Reservatório de Detenção de Cheias Água Vermelha (RDC), uma obra imprescindível para deter os alagamentos na região do Jardim América, Vila Jardini, Jardim dos Estados, Jardim Paulistano e Jardim Embaixador. Com a implantação do RDC, os alagamentos constantes naquela região finalmente acabaram. As obras consistem na implantação de duas bacias de contenção interligadas, visando a eliminação de pontos de alagamentos registrados em períodos de fortes chuvas nos cruzamentos das avenidas Washington Luiz com Capitão Bento Mascarenhas Jequitinhonha; Washington Luiz com Comendador Pereira Inácio; e Barão de Tatuí com Abrão de Mahuad. Desde a entrega da primeira bacia, em dezembro de 2017, os alagamentos cessaram naquela região.
 

Tags: