Sorocaba terá a ‘Hora Verde’ com plantio simultâneo de árvores no dia 20 de setembro

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

Empresas, escolas e outros grupos podem realizar a própria ação e comunicar a Secretaria do Meio Ambiente

Pessoas de todas as idades estão convidadas a participar da “Hora Verde” no dia 20 de setembro, das 9h às 10h, e plantar árvores de forma simultânea em Sorocaba. Realizada pela Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), a ação faz parte da programação especial em comemoração ao Dia da Árvore (21 de setembro) e ocorrerá também em outros 10 municípios da região.

Inspirada pela “Hora do Planeta”, que incentiva os habitantes a apagarem as luzes durante uma hora, uma vez ao ano, alertando para as questões ambientais globais, a “Hora Verde” incentiva o plantio em vários locais da cidade durante esses 60 minutos para difundir a importância da arborização para a qualidade ambiental e da população.

Em Sorocaba, a Sema convida a população para fazer plantio neste dia, das 9h às 10h, nos seguintes espaços: Parque da Biodiversidade, Parque Natural “Chico Mendes”, Parque da Biquinha, Parque Natural do Ouro Fino, Parque da Água Vermelha “João Câncio Pereira” e Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”.

Outras duas áreas públicas disponíveis serão o Parque Yves Ota, localizado na rua Aristides de Carvalho, no Jardim Iguatemi, próximo à Academia ao Ar Livre, onde serão plantadas 50 cerejeiras; e na rua Flor do Carvalho, na altura do nº 860, ao lado da E.M. “Oswaldo de Oliveira”, no bairro do Éden, que ganhará em torno de 100 mudas.

 
Plantio intermunicipal

A ação em conjunto com outros municípios foi proposta no contexto da Cooperação Técnica firmada entre Sorocaba e outras 13 cidades da região para tratar da agenda ambiental. A “Hora Verde” já acontece em Tatuí anualmente e a cada edição tem uma maior adesão da população. Em 2019, além de Tatuí e Sorocaba, vão participar as cidades de Iperó, Porto Feliz, Itu, Ibiúna, Mairinque, Cerquilho, Boituva, Piedade e Salto de Pirapora.

 
Faça a sua ação e nos comunique

Empresas, comércios, escolas, universidades, ONGs, associações de bairro ou outros grupos também podem plantar árvores no local que têm disponível no dia 20 de setembro, das 9h às 10h, e participar da “Hora Verde”. A Secretaria do Meio Ambiente solicita apenas que os grupos se cadastrem até o dia 18 de setembro no site: http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/, informando o local do plantio, quantas árvores e quantas pessoas vão participar da ação em prol do meio ambiente.

Os plantios podem ter diferentes finalidades, como plantio em calçada, no quintal, em parques, empresas, prédios públicos, áreas verdes e recomposição de mata ciliar, com o intuito de abranger todos os benefícios que uma árvore é capaz de promover junto à população, como a proteção das águas, cobertura vegetal, controle de erosão, conforto térmico e de insolação, promoção da saúde, paisagismo, melhoria de espaço público e abrigo da biodiversidade.

Importante informar que esse cadastro será apenas para contabilizar o impacto da iniciativa na cidade. A ideia é que todos os participantes realizem o plantio no horário estipulado e divulgue nas redes sociais uma foto com as hashtags #HoraVerde #Sorocaba, além do número de mudas plantadas e o número de participantes.

A Secretaria do Meio Ambiente disponibiliza de forma permanente mudas de árvores no viveiro do Parque “Chico Mendes”, que funciona de terça-feira a sexta-feira, das 09h às 11h e das 13h às 15h, e está localizado na avenida Três de Março, 1.025, no Alto da Boa Vista. Cada cidadão pode retirar até 10 exemplares por mês. Mais informações sobre a doação de mudas podem ser obtidas pelo telefone (15) 3228.1256.

Tags: