Sorocaba terá palestra com sobrevivente do holocausto

Por: Bruno Rodrigues

A sobrevivente do holocausto, Ariella Segre, fará uma palestra intitulada ‘Memórias – Diálogo com sobreviventes do Holocausto’ na sexta-feira (23) às 14h no auditório do Centro de Referência em Educação (CRE). Em tempos de muitos casos de intolerância, o evento tem como objetivo abordar de maneira reflexiva o tratamento gentil e solidário entre as pessoas mais próximas.

Na mesma semana em que se comemora o dia da Consciência Negra, a Secretaria da Educação convida ao público para prestigiar a palestra e refletir sobre a questão do respeito e amor ao próximo e a prática da solidariedade.

Ariella trata sobre relatos do holocaustoum dos eventos mais tristes da história da humanidade – e conta como foi a experiência de um período sombrio que o mundo viveu sob o poderio do governo nazista, liderado por Adolf Hitler.

O secretário da Educação, André J. Gomes, explica a relevância do evento. “Vivemos uma época em que as pessoas não se sensibilizam nem em dizer ‘bom dia’ para o outro que está ao seu lado no elevador do mesmo prédio. A reflexão sobre um período tão chocante de tratamento ao próximo nos leva a enxergar o quão valioso é o ser humano, e que devemos, sim, sermos mais tolerantes, respeitosos e solidários uns com os outros”, disse.

O presidente do Centro Cultural Brasil-Israel, Vanderlei Martinez, conta que a palestra é uma oportunidade rara e histórica para as pessoas presentes. “Poder acompanhar o relato de uma sobrevivente do holocausto é um verdadeiro privilégio. Ver e ouvir a descrição do que aconteceu num dos períodos mais marcantes da humanidade com uma testemunha ocular é um momento raro em função da idade dessas pessoas”, disse. “Além de conhecer detalhes do que se passou neste período tão doloroso, os participantes poderão saber como foi a perspectiva do olhar de Ariella ainda criança sobre o holocausto”, conclui.

O CRE fica na rua Artur Caldini, 211, no Jd. Saira.

Tags: