Sorocaba terá programação da Semana Mundial do Brincar

Por: Lucas Monteiro (Programa Estágio)
Foto: Divulgação

 

Abertura oficial será no dia 20, com a apresentação do Tempo de Brincar na Biblioteca Municipal

 

De 20 a 27 de maio, será realizada a Semana Mundial do Brincar 2018 em Sorocaba, que terá como tema “Brincar de corpo e alma”. Realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura e Turismo (Secultur), em parceria do projeto Costurando Memórias, a programação levará atividades gratuitas diversas a espaços públicos da cidade, voltadas a crianças e adultos.

Iniciativa da Aliança pela Infância, o objetivo é mobilizar a cidade em favor do brincar, explorar os múltiplos sentidos do corpo, incorporar estas experiências do brincar e da cultura na cidade de Sorocaba, por meio da vivência com a família.

A programação contará com oficinas de yoga com pais e filhos, rodas de conversa sobre a importância das brincadeiras para o desenvolvimento da criança, oficina de culinária infantil, de construção de instrumentos musicais, malabarismo, entre outros. As atividades da Semana Mundial do Brincar são gratuitas, porém algumas necessitam de inscrição.

 

 

Programação

A abertura oficial na Semana Mundial do Brincar será realizada no dia 20 de maio, às 15h30, com a apresentação do grupo Tempo de Brincar na Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”, no Alto da Boa Vista. O evento será aberto ao público.

No dia 22 e no dia 23, das 8h às 11h45, será realizada uma Oficina de Malabares, com o Palhaço Fusquinha, na Biblioteca Infantil Municipal “Renato Sêneca de Sá Fleury”. As inscrições devem ser feitas pelo telefone (15) 3231.5723 ou na própria biblioteca, localizada na rua da Penha, 673, no Centro. Também no dia 22, às 15h30, será realizada uma Roda de Conversa “A importância do brincar para o desenvolvimento infantil”, também na Biblioteca Infantil.

No dia 23, às 9h e às 14h, as crianças poderão participar de uma oficina de Origami com contação de histórias na Biblioteca Infantil. Outra atividade deste dia, às 19h, será uma Oficina de Brincadeiras Musicais em Família, com Oddi Lucio, no Território Jovem Ipiranga. A inscrição será feita por ordem de chegada.

O Parque “Carlos Alberto de Souza”, no Campolim, terá no dia 24, às 17h, a Oficina de Yoga Pais e Filhos, que será aberto ao público. No dia 25, a população pode participar de outras três atividades da programação: uma Oficina de Culinária para crianças, com histórias e brincadeiras, que ocorrerá às 14h, na Biblioteca Infantil (inscrições devem ser feitas pelo telefone (15) 3231.5723 ou na própria biblioteca); uma Oficina para construir um carro utilizando papelão, às 15h30, no CEU das Artes do Laranjeiras; e Cinema em Família, às 17h, também no CEU das Artes.

No dia 26, às 10h, será realizada uma Roda de Conversa “A importância do brincar no fortalecimento dos vínculos familiares” no Parque Natural “Chico Mendes”, no Alto da Boa Vista. O evento será aberto ao público. Já no Parque dos Espanhois, a partir das 15h, as atrações serão: o Pocket Show Escalafobéticos, uma oficina de construção de instrumentos e experimentação sonora e uma feira de troca de brinquedos.

Para encerrar a Semana Mundial do Brincar, no dia 27 de maio, a partir das 9h30, os sorocabanos vão poder conferir o evento “Bolhas Gigantes” no Parque das Águas, no Jardim Abaeté. A programação contará com cantigas de roda, estações sensoriais e brincadeiras antigas. O evento será aberto ao público.

 

Sobre a Semana Mundial do Brincar

A Semana Mundial do Brincar acontece desde 2009 com apoio dos núcleos da Aliança pela Infância, parcerias públicas e privadas em espaços diversos: escolas, museus, ruas, praças, parques e outros. A proposta é para todos e qualquer um pode participar promovendo ações ou prestigiando eventos em sua cidade. A Aliança pela Infância oferece todo o suporte de preparação com instruções e material de comunicação para divulgação.

 

Sobre a Aliança pela Infância

A Aliança pela Infância surgiu na Inglaterra e nos Estados Unidos em 1997, com um grupo de educadores preocupados em ampliar as oportunidades de as crianças vivenciarem mais e melhor a infância, dando início a um movimento internacional em defesa da infância.

Em 2001, o movimento chega ao Brasil pelas mãos da educadora Ute Craemer, que 20 anos antes havia criado a Associação Comunitária Monte Azul, uma experiência inovadora de intervenção social e educativa.

 

Sobre o Costurando Memórias

O Costurando Memórias é uma produtora de ideias que oferece conteúdo, através do portal e ferramentas com oficinas e palestras para apoiar o fortalecimento de vínculos familiares.

 

 

 

Tags: