Sorocaba vai promover Prêmio Anual de Educação “André Pieroni”

Por: Secom

O prefeito José Crespo e o Secretário de Educação, Mário Bastos, lançam oficialmente no próximo dia 12 de abril, às 19h, no Centro de Referencia em Educação (CRE), localizado à rua Artur Caldini, 211, no Jardim Saira, a primeira edição do Prêmio Anual de Educação “André Pieroni”.

O prêmio, que foi criado por meio da Lei Municipal nº 2.434 de 28 de novembro de 1.985, e visa premiar os projetos desenvolvidos pelos educadores que atuam na rede municipal de ensino de Sorocaba. Para tanto, será instituída uma comissão julgadora conforme a lei que regulamenta o prêmio.

De acordo com o Secretário de Educação, Mário Bastos, “recebemos a incumbência de realizar esse prêmio não só importante para os educadores, mas também por quem dá nome a ele, que é o Padre André Pieroni Sobrinho que teve um importante papel para o desenvolvimento social de Sorocaba”, explica.

A iniciativa em promover a premiação partiu do prefeito Crespo sob a justificativa de que “precisamos dar destaque aos educadores e, principalmente levar ao conhecimento público o trabalho que eles desenvolvem junto às nossas crianças e, ao mesmo tempo, fortalecer esses projetos”, ressalta.

Um dos convidados especiais para o lançamento do prêmio será o professor Aldo Vannucchi, autor do livro “Um Padre Diferente”, lançado no último mês de fevereiro pela editora EdUniso, que conta a trajetória do religioso, com quem conviveu por alguns anos.

O Prêmio

De acordo com a Secretaria de Educação (Sedu), durante o lançamento do Prêmio Anual de Educação “André Pieroni” serão divulgados os requisitos que vão compor o processo de escolha dos projetos que vem sendo aplicados nas escolas da rede municipal de ensino de Sorocaba, como  período de inscrição, data da premiação, categorias, classificação dos projetos entre outros.

Aline Kasai, da comissão que coordena a realização do prêmio, explica que os educadores terão um tempo para preparar seus projetos. Adiantou apenas que os primeiros colocados receberão medalhas e prêmios em dinheiro.

 

Padre André Pieroni

 

O Padre Andre Pieroni Sobrinho teve um papel de grande destaque na educação em Sorocaba. O religioso trabalhou pela implantação das faculdades de Medicina, Filosofia e Direito, além de outras conquistas sociais para o desenvolvimento de Sorocaba.

Um ano após sua morte, em 1973, o Centro Esportivo localizado no Jardim Simus (zona oeste) foi batizado com seu nome.

Para conhecer e adquirir a obra escrita pelo professor Aldo Vannucchi sobre a trajetória do Padre Andre Pieroni basta acessar o site da Universidade de Sorocaba (Uniso) pelo link:http://uniso.br/eduniso/.

 

 Secretaria de Comunicação e Eventos – Secom

Tags:,