Sorocabanas participaram de uma programação especial na UBS Carandá

Por: Amanda Vieira - Programa de Estágio

Mulher é para ser lembrada todos os dias. Pensando nisso, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), realizou nesta sexta-feira (23) uma programação com diversas atividades especiais em comemoração ao Dia Internacional da Mulher (8 de março) na Unidade Básica de Saúde (UBS) Carandá.

Valorizar a importância da saúde e do bem-estar da mulher foram os principais objetivos dessa programação, que contou com ações, como coleta de papanicolau, orientações em saúde, dança árabe, oficina de artesanato, exposição de trabalhos artesanais e oficina de corte de cabelo e maquiagem.

Como sabemos, as pessoas que mais frequentam os serviços de saúde são as mulheres. Ter um dia com atividades voltadas exclusivamente a elas é muito importante, pois favorece e fortalece o vínculo entre a comunidade e os profissionais da nossa unidade”, afirma a coordenadora da UBS Carandá, Daniele Comino Naloto.

No período da manhã, aconteceu uma apresentação de Dança Árabe, ministrada por duas servidoras da rede pública, com a colaboração do Grupo de Caminhada “Altos do Carandar”. Já na parte da tarde, para deixar a mulher ainda mais bela, a Pastoral do Menor do São Bento produziu uma oficina de corte de cabelo e maquiagem.

A coleta de papanicolau foi realizada durante todo o dia pela equipe de enfermagem. O exame, que serve para prevenir o câncer de colo de útero, e também, diagnosticar a doença, deve ser feito anualmente por todas as mulheres que são ou que tenham sido em algum momento sexualmente ativas e que possuam o colo de útero.

O exame de papanicolau é simples e rápido. Ajuda na prevenção e diagnóstico precoce de lesões precursoras do câncer de colo de útero”, alerta a coordenadora da UBS. As mulheres que passaram pelo exame ganharam chaveiros feitos pelo grupo de artesanato da unidade.

Tags: