Startups incubadas no PTS desenvolvem veículo 100% elétrico

Por: Bruna Bernardini (programa de estágio), Neide Barbosa

Por meio da parceria entre o Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), o Laboratório da ESAMC e as startups Le Batista e Ajuda Cidade, foi realizado na última quarta-feira (09) o primeiro teste de um veículo 100% elétrico desenvolvido dentro do PTS.

Trata-se de uma bicicleta elétrica que consegue fazer aproximadamente 60km com o custo de apenas R$0,55. A iniciativa traz uma nova forma de consumo, por meio da sustentabilidade e da economia, uma vez em que a energia elétrica costuma ser mais barata do que os combustíveis comuns.

O veículo surgiu a partir da necessidade do estudo de inovações energéticas sustentáveis e de promover experimentos práticos no assunto. Segundo o responsável pelo projeto, Leandro Piovesan, as atividades chegaram a um estágio tão avançado que identificou-se a necessidade de importação de um protótipo pronto, para realizar aprimoramentos e entender a dinâmica de pesquisa de países mais desenvolvidos.

O intuito do projeto era de realizar algumas alterações no veículo, dando um melhor desempenho e custo-benefício ao produto. Segundo Leandro, essas alterações removeram cerca de 30kilos do peso total do veículo, visando ter um desempenho e eficiência cada vez melhor.

Iniciei pela substituição da bateria de chumbo ácido por Lithium e adaptando processadores de cargas. Aprimoramos o sistema KERS (sistema de recuperação de energia), tornando-o mais inteligente e recuperando energia com maior eficiência em decidas e frenagens. Outra alteração foi a mudança de todos itens elétricos (lâmpadas, cabos e circuitos), onde encontramos a possibilidade de ter mais economia, poupando mais de 150w no funcionamento da moto”, conta Leandro.

Para o Parque Tecnológico, essa é mais uma conquista que prova a eficiência e a importância do PTS para a região metropolitana, uma vez em que projeto abrange novos estudos sobre mobilidade urbana e sustentabilidade, em prol da melhoria da qualidade de vida de todos os cidadãos.

Outro benefício é o aumento da visibilidade da região para assuntos relacionados à tecnologia e inovação – o sucesso do projeto fomenta o interesse de grandes investimentos para o município, possibilitando novas parcerias e estimulando o crescimento da economia local.

Bruna Bernardini – programa de estágio

12/04/18

bbernardini@sorocaba.sp.gov.br

Tags:,