Terceira idade celebrou o Dia do Índio e o Dia do Planeta Terra

Por: Secom Sorocaba

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), realizou nesta terça-feira (17) uma programação especial com integrantes do Clube Ecológico “Roda Viva” para comemorar o Dia do Índio (19 de abril) e o Dia do Planeta Terra (22 de abril). As atividades gratuitas ocorreram no Parque da Biquinha.

Para começar, a terceira idade participou de um bate-papo sobre a cultura indígena e ainda puderam manusear alguns utensílios e instrumentos, como cestos, arco e flecha, facas e instrumentos musicais.

Na sequência, a equipe educativa da Sema abordou a Carta da Terra, um documento divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU) com uma série de diretrizes para esta geração e para as gerações futuras do cuidado com o meio ambiente, das relações interpessoais e como isso afeta o local em que vivemos.

Para finalizar, o grupo participou de uma oficina artística da construção do planeta terra utilizando papel crepom, o que estimulou a criatividade e a coordenação motora dos idosos.

Em Sorocaba, o Dia do Planeta Terra faz parte do calendário oficial de datas alusivas ao meio ambiente, conforme a lei municipal nº 8.812 de 15/07/2009. A comemoração é uma forma de chamar a atenção da população para a emergência de preservação dos recursos naturais e despertar a sociedade para a urgência do desafio da sustentabilidade do planeta.

 

Sobre o “Roda Viva”

O Clube Ecológico “Roda Viva” tem como objetivo oferecer lazer educativo em contato com a natureza para adultos a partir de 60 anos de idade. A ideia é estimular o cuidado com o meio ambiente e promover a melhora da qualidade de vida e o bem-estar dos participantes.

Os encontros ocorrem semanalmente, às terças-feiras, das 9h às 11h. Em cada dia é realizado um tipo de atividade, sempre lúdica e divertida, adequada ao perfil do público-alvo, como oficinas de jardinagem, artesanatos, observação de aves, jogos cooperativos, plantios, entre outras.

De acordo com a Sema, os idosos que tiverem interesse em participar do “Roda Viva” podem se inscrever de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no Parque da Biquinha, localizado na avenida Comendador Pereira Inácio, 1.112, no Jardim Emília. Mais informações pelo telefone (15) 3224.1997.

 

 

  • t1 (178.89 KB)
  • t2 (220 KB)
  • t3 (173.37 KB)
  • t4 (130.1 KB)
  • t5 (108.85 KB)
  • t6 (266.86 KB)
  • t7 (171.25 KB)

Tags: