Terceira idade confeccionou enfeites de Natal com material reciclado

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

Os integrantes do Clube Ecológico da Melhor Idade “Roda Viva”, do Parque da Biquinha, participaram na manhã da última terça-feira (28) de uma oficina de artesanato para a confecção de enfeites de Natal. Para produzir, os idosos reaproveitaram alguns materiais, como rolinho de papel higiênico e cápsula de café.

Realizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), o “Roda Viva” visa oferece lazer educativo em contato com a natureza para adultos a partir de 60 anos de idade. “A nossa ideia é estimular o cuidado com o meio ambiente e a melhora na qualidade de vida e bem-estar dos nossos idosos”, explica o secretário Jessé Loures.

Antes da oficina, os participantes discutiram a importância do destino adequado do lixo que o ser humano produz diariamente, sendo uma das opções o reaproveitamento desses materiais em oficinas de artesanatos, gerando um novo produto com utilidade doméstica ou decorativa.

Com os rolinhos do papel higiênico, a terceira idade confeccionou um papai-noel. Já com as cápsulas de café, eles fizeram sininhos. Os dois enfeites podem ser pendurados em árvores de natal, portas, entre outros locais.

Além de confeccionar esses enfeites para uso próprio, os idosos também vão contribuir com a decoração da Árvore de Natal que será enfeitada pela Sema na Praça Coronel Fernando Prestes, no Centro de Sorocaba, no início de dezembro.

 

Sobre o grupo

Em cada encontro semanal do “Roda Viva”, que ocorre às terças-feiras, das 9h às 11h30, é realizado um tipo de atividade, sempre lúdica e divertida, adequada ao perfil do público-alvo, como oficinas de jardinagem, artesanatos, observação de aves, jogos cooperativos, plantios, entre outras.

Os idosos que tiverem interesse em participar podem se inscrever de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no Parque da Biquinha, localizado na avenida Comendador Pereira Inácio, 1.112, no Jardim Vergueiro, ou ainda pelo telefone (15) 3224.1997.

 

 

Tags: