Terceira idade do Roda Viva celebra os 42 anos do Parque da Biquinha

Por: Secom Sorocaba

Nesta terça-feira (6), 13 idosos do Clube Ecológico Roda Viva participaram de uma programação especial para celebrar os 42 anos de fundação do Parque da Biquinha (5 de novembro). Além de fazerem uma caminhada no local, eles participaram de um bate-papo sobre a história e as curiosidades do espaço ecológico.

Promovido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), o clube tem como intuito oferecer lazer educativo em contato com a natureza para adultos acima de 60 anos. “Foi muito especial comemorar essa data importante com a terceira idade que desfruta semanalmente das atividades do parque e tem histórias e curiosidades para compartilhar com a nossa equipe”, destaca o secretário da Sema, Jessé Loures.

Na ocasião, eles caminharam pelas trilhas e conheceram mais sobre a história do Parque da Biquinha, a sua vegetação e as aves que habitam o local. “São mais de 54 espécies de aves registradas aqui”, conta a educadora da Sema, Cristiane Crispim.

Na sequência, foi realizado um bate-papo com o grupo. “Foi muito legal. Eles contaram histórias deles quando vinham ao parque ainda jovens e, ao final, apresentamos eles o nosso novo painel de fotos que foram registradas nas atividades realizadas em 2018 aqui na Biquinha”, declarou Cristiane Crispim.

Os encontros do Roda Viva são semanais e ocorrem sempre às terças-feiras, das 9h às 11h30. A terceira idade tem a oportunidade de participar de atividades educativas, como oficinas de jardinagem, artesanatos, observação de aves, jogos cooperativos, atividades lúdicas, entre outras. De acordo com a Sema, as inscrições para novos participantes podem ser feitas por telefone ou pessoalmente no parque.

 

Sobre o Parque da Biquinha

Com ótima localização, próximo ao Centro de Sorocaba, o Parque da Biquinha foi criado em 1976 e encontra-se numa área verde que ocupa cerca de um alqueire. Essa área de topografia acidentada, é privilegiada por fazer parte de uma bacia hidrográfica com nascentes e lago que embelezam a paisagem.

A vegetação original foi enriquecida com mudas de plantas exóticas de várias regiões brasileiras, atraindo e fornecendo alimento para diversas espécies de aves, a maioria delas adaptadas a áreas urbanas. O espaço ainda conta com quiosques, local para piquenique, playground, trilhas, nascentes e uma bica.

O Parque da Biquinha está localizado na avenida Comendador Pereira Inácio, 1.112, no Jardim Vergueiro, e funciona de terça a domingo, das 8h às 17h. Mais informações pelo telefone (15) 3224.1997.

 

 

Tags: