Time do Emprego terá edição com haitianos

Por: Marcelo Adifa - mlribeiro@sorocaba.sp.gov.br

Qualificação profissional será trabalhada em programa que é referência para todo o Estado

 

Com uma população estimada entre duas mil e quinhentas a quatro mil pessoas em Sorocaba, a colônia haitiana é uma das mais representativas da cidade. Em dois encontros entre o poder público municipal e os haitianos, a principal reclamação desses imigrantes à Prefeitura de Sorocaba foi em relação à dificuldade em obter emprego. Os problemas passam pela questão de documentação à formação dessas pessoas.

Para agilizar e qualificar a mão de obra haitiana em Sorocaba, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda da Prefeitura de Sorocaba irá realizar uma edição especial do Time do Emprego em que, em dez encontros de três horas os jovens imigrantes residentes em Sorocaba serão preparados para buscar uma nova oportunidade no mercado de trabalho ou a primeira colocação. Paralelamente ao Time do Emprego a Coordenaria de Igualdade Racial da Secretaria de Igualdade e Assistência Social irá dar suporte para a regularização da documentação dessas pessoas.

Conforme a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, a realização de uma edição especial do Time do Emprego para os haitianos reforça o papel social e de inclusão do programa, desenvolvido em todo o Estado de São Paulo, mas que tem nas edições realizadas em Sorocaba uma referência para as demais regiões, inclusive a capital.

Etapas para o Programa

A Secretaria de Igualdade e Assistência Social, em encontro ocorrido sábado (22), fez um cadastro com interessados entre os haitianos, a participar do Time do Emprego. O cadastro agora será repassado ao Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda para a organização da turma. Outras edições do Time do Emprego já foram realizadas no Tiro de Guerra, na Pastoral do Menor, PAT e em outros espaços.

 

Tags:,