Tiro de Guerra recebe treinamento sobre contenção física de serpentes no zoo

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), realizou nesta segunda e terça-feira (18 e 19) um treinamento sobre ofidismo com 100 atiradores do Tiro de Guerra de Sorocaba no Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”.

Administrado pela Sema, o zoo de Sorocaba apoia suas ações nos cinco pilares preconizados pelas instituições internacionais: educação ambiental, pesquisa científica, conservação, bem-estar animal e reconexão com a natureza. “Entre as nossas atuações na área de Educação Ambiental estão os frequentes cursos de temáticas variadas realizadas com os órgãos oficiais, como a Polícia Militar Ambiental, o Corpo de Bombeiros e o Tiro de Guerra, visando aprimorar o conhecimento dos profissionais”, explica o secretário da Sema, Jessé Loures.

O curso foi ministrado por três médicos veterinários residentes do zoológico: Leandro Reis, Matheus Vasconcellos e Guilherme Rezende. Primeiramente, os alunos receberam a teoria sobre identificação e contenção física de serpentes e num segundo momento ocorreu a aula prática de contenção física dos animais.

O zoo de Sorocaba é referência na América Latina nas áreas de lazer, pesquisa, educação ambiental e preservação de espécies. Com 1.145 animais de 290 espécies, o parque possui uma área de 136 mil metros quadrados, com lago e vegetação da Mata Atlântica. O espaço ecológico ainda possui Museu de Zoologia, biblioteca, anfiteatro, quiosques e visitas monitoradas.

O “Quinzinho de Barros” está localizado na rua Theodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência, e funciona de terça a domingo, das 9h às 17h. Mais informações pelo telefone (15) 3227.5454.

 

 

Tags: