TJSP cassa liminar que suspendia Sistema Sesi

Por: Bruno Rodrigues

Com a decisão, 57 mil alunos da rede pública municipal serão beneficiados em Sorocaba

O Tribunal de Justiça do Estado (TJSP), por meio do desembargador, Marcelo Martins Berthe, cassou nesta terça-feira (11) a liminar deferida ao Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sorocaba (SSPMS) sobre a implantação do Sistema de Ensino Sesi nas unidades escolares do município.

Por conta desta decisão, a Prefeitura Municipal de Sorocaba poderá dar sequência na implantação do sistema de ensino que atenderá cerca de 57 mil estudantes da rede municipal.

O secretário da Educação André J. Gomes, explica que a decisão trará muitos benefícios aos estudantes e professores da rede municipal. “Temos plena confiança na Justiça, sobretudo porque os nossos objetivos são os mesmos: queremos melhorar a Educação em todos os sentidos, e adotar este sistema, que por ser reconhecido nacionalmente pela sua qualidade, é parte muito importante desse processo”, disse. “O Sistema de Ensino do Sesi, que não é composto de apostilas mas de livros didáticos, conta com sequências didáticas e vai ajudar os professores a fortalecer cada vez mais o processo de ensino-aprendizagem para os alunos”, disse.

Ao adotar este sistema, a Secretaria da Educação (SEDU) concederá um alinhamento pedagógico que atualmente não tem com os livros do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), atualmente cada unidade escolhe os livros com os quais trabalhará durante o ano. Segundo o secretário André, isso prejudica os alunos que mudam de escola ao longo do ano letivo. “Durante a transferência escolar um estudante que está em determinada região da cidade e vai para outra, perde a sequência do material utilizado. Com o Sistema Sesi, os livros didáticos estarão alinhados em todas as unidades trazendo equidade às nossas crianças”, explica o secretário.

Outro motivo para a adoção do Sistema de Ensino do Sesi é o fato do PNLD não atender 14.000 alunos de Pré 1 e Pré 2. O material do Sesi atenderá todos os alunos da rede. Além dos livros, o Sistema de Ensino Sesi vem com formação continuada, presencial, para todos os diretores, vice-diretores, orientadores pedagógicos e professores, estabelecimento de um processo de monitoramento, acompanhamento e avaliação do processo do ensino-aprendizagem e canal online para esclarecer dúvidas dos docentes em tempo real.

#MuitoMaisPorSorocaba

Tags: