Trabalhos na copaíba continuam no feriado no Jardim Botânico

Por: Bia Negrão

A intervenção artística que vem sendo desenvolvida no tronco da antiga árvore de Copaíba, poderá ser acompanhada pelos visitantes do Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas” nesse período de feriado prolongado, de 15 a 18 de junho, das 09 às 17h.

O tronco de 190 anos, que vem sendo transformado em uma belíssima obra de arte, já foi um marco na cidade enquanto a árvore viva, protegida por lei, a Copaíba da Vila Barão, fez parte nos últimos 7 anos do Projeto Árvores Cidadãs Sorocabanas, um trabalho de educação ambiental desenvolvido pela Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins que abrange pelo menos 18 árvores imunes ao corte pelas Leis Municipais nº 8.837, de 12/08/2009, e nº 9.123, de 12/05/2010. Um trabalho realizado em parceria entre a Prefeitura, Conselho Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente (Comdema), o Ministério Público e a Câmara de Sorocaba. A árvore de Copaíba fez história na cidade, recebeu muitas turmas de colégios sorocabanos e grupos de interesse, após sua morte não poderia deixar de cumprir seu papel educativo, assim surgiu a “Copaíba Sobrevida”.

A obra artística que vem surgindo em meio ao tronco tem dimensões de 1,5m de diâmetro da base do tronco e mais de 4 metros de comprimento e altura. O trabalho está sendo executo pelo artista Dimas Pires, que está compondo bancos e um espaço de descanso que, futuramente formará um jardim temático.

O Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas” tem entrada gratuita e funciona de terça a domingo, das 9h às 17h, na rua Miguel Montoro Lozano, 340, no Jardim Dois Corações.

 

Sem título

Tags: