Transparência e ouvidoria são temas de curso na Escola de Gestão

Por: Marcelo Adifa - mlribeiro@sorocaba.sp.gov.br

A semana tem sido de qualificação para os funcionários de diversas secretarias da Prefeitura de Sorocaba. Eles têm participado de um curso de apresentação do novo sistema de ouvidoria que está sendo aplicado no município pela ouvidora geral, Dra. Marina Elaine Pereira, e pelo secretário de Gabinete Central, Hudson Zuliani.

O processo de trabalho desenvolvido tem como princípio a rápida resolução das reclamações e comunicações da população com o poder público e a quantificação e qualificação das demandas a partir de um estudo critico dos dados gerados pelo atendimento, o que pode vir a determinar prioridades na formulação de políticas públicas ou na realização de ações. Embora as comunicações entre população e ouvidoria sejam individualizadas, o alto índice de reclamações sobre uma mesma situação podem, de a

cordo com a Marina Elaine, determinar um problema coletivo, que atinge uma região ou um serviço específico e precisa ser melhorado.

“A ouvidoria tem sido uma via rápida de comunicação entre a população e o poder público e um mecanismo por onde o governo tem condições de sentir se suas ações tem chegado efetivamente aos cidadãos. Queremos qualificar cada vez mais quem trabalha com o atendimento à população e tornar o tempo de resposta das demandas e questionamentos cada vez menor”, diz a ouvidora.

O curso, conforme o secretário Hudson Zuliani, foi apenas o primeiro passo, estamos pensando em várias outras ações para melhorar ainda mais esse trabalho, inclusive em parcerias com a Ouvidoria da União. “Estivemos recentemente em Brasília e criamos importantes canais de comunicação com os serviços de ouvidoria do governo federal”, comentou a ouvidora.

O curso de qualificação seguirá até amanhã e servirá como elemento de evolução funcional para seus frequentadores.

 

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