Trecho da Av. Washington Luís com adequação para o BRT está liberado

Por: Fabiana Sorrilha - comunicacao@urbes.com.br

A Concessionária BRT Sorocaba encerrou na tarde de quarta-feira (22) as obras de requalificação do pavimento no trecho do ponto de ônibus próximo ao número 161, sentido centro/bairro da Avenida Washington Luís. A avenida faz parte do Eixo Sul do novo sistema de transporte coletivo. Com isso, houve a liberação da faixa da direita para o tráfego de veículos.

Uma extensão de 50 metros do ponto de ônibus foi reforçada com pavimento rígido, material mais resistente ao peso dos ônibus do BRT. Também foi instalado um novo abrigo de ônibus nesse local, com nova estrutura física e painéis informativos. A calçada recebeu piso podotátil para indicação de alerta e direção às pessoas com limitação visual.

Vale destacar que a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes – Trânsito e Transportes, realiza fiscalização in loco e checa o cronograma das obras regularmente. Também há uma certificadora de obras que faz essa checagem, conforme previsto em contrato e como determina a financiadora da obra, a Caixa Econômica Federal.

Tempo de cura

Todos os pontos de ônibus que passam pela adequação do BRT precisam respeitar o tempo de cura do concreto, como é o caso do ponto no sentido inverso, altura do número 160 dessa avenida, por exemplo. Após a realização do serviço de concretagem, para que o processo seja efetivo, é preciso um tempo de repouso do material aplicado.

A cura do concreto é um procedimento técnico construtivo que visa retardar a evaporação da água empregada na preparação da mistura que será colocada no piso, permitindo assim a completa hidratação do cimento e que o material ganhe a resistência necessária.

Tags: