UBS Aparecidinha realiza IV “Concurso Miss Paris Terceira Idade”

Por: Marcelo de Almeida Jr.

Em parceria com a comunidade local, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Aparecidinha realizou o IV “Concurso Miss Paris Terceira Idade” na tarde de terça-feira (2). O evento foi uma celebração ao Dia Nacional do Idoso (1º de outubro). Participaram 15 candidatas para três premiações: Miss Paris, Princesa Paris e Miss Simpatia Paris.

Organizada há quatro anos, o concurso foi idealizado por funcionários e pacientes da UBS. De acordo com a enfermeira e coordenadora da unidade, Silvana Sanavio, a primeira realização foi bastante tímida e com poucos participantes, mas ao longo das edições vem melhorando.

“A equipe de saúde da USF (Unidade Estratégia Saúde da Família) Aparecidinha se organiza nos preparativos. Parte da equipe garante o atendimento aos casos de saúde agendados e de demanda espontânea na unidade, e a outra parte se dedica juntamente à comunidade para que os eventos sejam realizados”, explica.

O concurso recebeu doações de vestidos, bijuterias e maquiagens. Alguns voluntários se prontificaram como maquiadores e outros com a organização musical, decoração e o coffe break.

Nesta edição, as 15 candidatas foram produzidas e desfilaram aos presentes, esbanjando charme e alegria. Cada participante relatava o seu sonho de vida, como: felicidade da família, prosperidade dos netos, sonho da casa própria ou até mesmo acreditar em dias melhores, valorizando as coisas simples e mostrando toda a jovialidade que existe em seus corações.

Alguns conselhos foram passados pelas candidatas para que as pessoas vivam intensamente, tenham humildade e amem uns aos outros. O evento contou com cantoria, recitação e participação de jovens da Associação Bom Pastor e Desafio Jovem, assim como de moradores do bairro.

Após o desfile, os jurados fizeram a votação e concluíram a eleição: Ana Pinheiro foi eleita Miss Paris 2018; Maria José, Princesa Paris 2018; e a terceira colocada foi Maria Neuza, eleita Miss Simpatia Paris 2018.

A chefe da Divisão de Atenção Primária Sudeste, Karin Oliveira, explica que as equipes de saúde incentivam e trabalham ativamente neste tipo de ação, cuidando do corpo e da mente e dos diversos participantes ou estruturantes. “Trata-se de uma ação que objetiva a promoção em saúde, construindo a autonomia, trabalhando a autoestima, reativando a alegria de viver e mudando a forma com que as pessoas vivem e enfrentam suas limitações ou dificuldades diárias”, salienta Karin.

Todas as participantes foram homenageadas e lembradas que só por estarem ali presentes já são vitoriosas e merecem todo o respeito. Durante a cerimônia houve muitos sorrisos, abraços, declarações e aplausos. O evento contou com cerca de 70 pessoas entre moradores do bairro e funcionários da UBS Aparecidinha.

Tags: